page view

Novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes no ISCTE em Lisboa

Novo centro ficará localizado num espaço cedido pela autarquia, sendo a universidade a assegurar os técnicos que irão prestar atendimento aos migrantes.

02 de outubro de 2025 às 11:58

O ISCTE vai instalar, na capital, um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em parceria com a Câmara Municipal e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), foi anunciado esta quinta-feira.

Em comunicado, o ISCTE explica que o novo centro ficará localizado junto às suas instalações, num espaço cedido pela autarquia, sendo a universidade a assegurar os técnicos que irão prestar atendimento aos migrantes, enquanto a AIMA vai formá-los e conectá-los à base de dados nacional.

"Os problemas de integração dos migrantes dizem respeito a todas as instituições, mas há algumas, como as universidades, que têm responsabilidades acrescidas", afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE, citada na nota.

De acordo com a reitora, o ISCTE assume a montagem e funcionamento deste CLAIM "porque considera que não deve limitar-se a garantir boas condições aos seus estudantes estrangeiros e aos colaboradores imigrantes: tem também de assumir um papel ativo em iniciativas que promovam o acolhimento e a integração de todos os migrantes".

Entre as iniciativas do ISCTE na área das migrações destaca-se a Academia Mais Integração, no Fundão, que dá formação a profissionais do setor público, privado e da solidariedade social em parceria com a Universidade da Beira Interior e a Câmara do Fundão.

Também o Observatório da Emigração, sediado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE), constitui uma estrutura técnica e de investigação independente dedicada ao estudo dos fenómenos migratórios que é suportada pela universidade.

Os técnicos destacados para o CLAIM vão ter como missão apoiar migrantes em áreas como a regularização documental, a proteção internacional, o acesso a serviços públicos e a integração comunitária, garantindo ainda o registo dos atendimentos e a participação em ações de formação específicas.

O centro, que se prevê que entre em funcionamento em novembro, integrará a Rede CLAIM coordenada pela AIMA, a qual conta com várias unidades espalhadas pelo país.

Na sexta-feira, será assinado o protocolo entre a Universidade e a AIMA, no edifício Audax, onde funciona o Centro de Empreendedorismo e Inovação do ISCTE.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8