page view

Obras na Barrinha de Esmoriz aguardadas há vários anos

Empresários e visitantes mostram-se contentes com a empreitada.

12 de janeiro de 2016 às 09:59

Já se falava desta obra há bastante tempo e a Barrinha é um marco na história de Esmoriz (Ovar) que se foi degradando. Sendo recuperada, será uma mais-valia em termos ambientais e turísticos". É a opinião do empresário Rui Dias sobre a requalificação daquele local, com um investimento de 2,8 milhões de euros por parte da Polis Litoral Ria de Aveiro e da Câmara Municipal de Ovar.

A Barrinha de Esmoriz e Lagoa de Paramos, entre os concelhos de Ovar e Espinho, foram um grande polo turístico da região até aos anos 80. O assoreamento e as invasões do mar originaram a degradação do local e da fauna envolvente. A zona passou a ser cada vez menos frequentada pelos veraneantes.

Do lado de Paramos, Espinho, a requalificação também é vista com bons olhos. Ricardo Silva, responsável pelo restaurante do Aero Clube da Costa Verde, espera benefícios para o negócio. "Com a limpeza feita e as espécies protegidas, haverá mais movimento. A lagoa está mal aproveitada e há muitos turistas estrangeiros que chegam com mapas turísticos e ficam desiludidos", desabafou ao CM. "Conheci a lagoa há 20 anos e tenho saudades desse tempo. Testemunhar o regresso ao passado com maior qualidade deixa-me feliz", confessou Alcina Lopes, antiga frequentadora da lagoa.

A intervenção assegura o desassoreamento, reabilitação do dique, consolidação dunar, tratamento das margens, estabelecimento de passadiços e zonas de lazer. "A obra integrará ainda um pequeno cais flutuante em madeira para embarcações não motorizadas, o que permitirá visitas, um observatório de aves, uma ponte, vários percursos e estacionamento", disse o presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro.

O processo de adjudicação da obra está já na fase final. A empreitada deverá iniciar-se nos próximos meses.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8