page view

Oito toneladas de sal usadas em presépio de Castro Marim

Estrutura tem 3800 peças e demorou cerca de 30 dias a fazer.

22 de dezembro de 2018 às 01:30

Oito toneladas de sal marinho foram utilizadas para construir um presépio original, que está em exposição em Castro Marim.

O sal marinho tradicional é um dos produtos mais característicos desta vila algarvia. O presépio de sal tem 87 metros quadrados e aumentou este ano o número de peças para 3800, mais 600 do que no ano passado. Pode ser visto até 6 de janeiro na Casa do Sal, estrutura com função cultural e destinada a promover o sal como produto tradicional e característico da economia local.

Andrelino Pena, além de tesoureiro da Junta de Freguesia de Castro Marim é o autor do presépio. "Temos aqui praticamente 30 dias de trabalho, totalizando quase 2000 horas entre todos", reconheceu. Foram utilizadas oito toneladas de sal e estão representados vários ofícios tradicionais, como a carpintaria, a olaria ou a tecelagem, entre outros.

PORMENORES

300 metros de cabos

Andrelino Pena salienta o trabalho "não visível", referindo que estão "enterrados no sal 300 metros de cabos elétricos". No ano passado, as vendas de sal, no mês em que o presépio esteve em exposição, duplicaram.

22 mil visitantes

Este ano, a organização espera ter mais visitantes do que os 22 mil alcançados no ano passado. Vítor Esteves, presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim, explicou que o objetivo foi aproveitar um projeto que já se realizava no concelho, associando-lhe o sal tradicional.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8