Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Os perigos da exposição solar

Número de casos de cancro de pele está a aumentar em Portugal.
T.R. 24 de Junho de 2015 às 15:21
Exposição continuada ao sol pode levar ao aparecimento de cancro da pele
Exposição continuada ao sol pode levar ao aparecimento de cancro da pele FOTO: Pedro Noel da Luz

Estar exposto a pequenas quantidades de raios ultravioleta (UV) é benéfico para o ser humano, sendo um fator essencial para a produção de vitamina D. Porém, a exposição prolongada a estes raios pode resultar em efeitos nocivos na pele, nos olhos e até no sistema imunitário.


Clique na imagem para saber como pode aproveitar o sol de forma saudável



As queimaduras solares, mais comuns durante o verão, são o efeito mais conhecido da exposição excessiva aos raios UV. Porém, uma exposição continuada ao sol pode levar ao aparecimento de cataratas nos olhos e cancro da pele.

Clique na imagem para ver as bebidas ideais para o verão



De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos aparecem 130 mil novos casos de melanomas malignos em todo o mundo. A OMS estima que o número de mortes anuais relacionadas com cancros de pele ascenda às 66 mil.

Clique na imagem e fique a conhecer 10 conselhos para um verão seguro 




Em Portugal, o número de casos de cancro de pele está a aumentar, sobretudo nas camadas mais jovens, entre os 20 e os 30 anos, avançou ao Correio da Manhã António Picoto, presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.

Clique na imagem para saber qual é a roupa ideal para os dias de maior calor




De forma a prevenir situações de risco, a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo recomenda que se reduza ao máximo as actividades ao ar livre entre as 12h00 e as 16h00; exponha-se gradualmente ao sol para a pele se adaptar; aplique um protector solar 30 minutos antes de ir para a praia ou para a piscina e renovar as aplicações de duas em duas horas.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)