Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Padre Roberto volta a celebrar eucaristia

Nova associação de Gaia não esquece a polémica.
Manuel Jorge Bento 8 de Novembro de 2015 às 13:56
Padre Roberto fará celebrações na sede da associação Uma Comunidade Reage, inaugurada no sábado
Padre Roberto fará celebrações na sede da associação Uma Comunidade Reage, inaugurada no sábado FOTO: Eduardo Martins
"Esta não é uma nova igreja ou uma seita, de modo algum, mas haverá formação espiritual, uma espécie de catequese para adultos e jovens, e momentos de oração. Serei quase um apoio espiritual." É assim que o padre Roberto Carlos Sousa – afastado há um ano da paróquia de Canelas, Gaia – define a sua função na associação Uma Comunidade Reage, que inaugurou ontem a sua sede na presença de mais de 600 fiéis. O ex-pároco admite que esta "é uma nova página na vida da comunidade, mas não é esquecer o passado".

A associação Uma Comunidade Reage (UCR), criada para defender a permanência do padre Roberto como pároco de Canelas, tem objetivos sociais, culturais e humanitários, mas também um papel espiritual. "Não será esta uma nova paróquia de Canelas, mas é o novo comportamento daqueles que foram e são paroquianos de Canelas, que se sentem injustiçados com tudo o que aconteceu e que agora têm a oportunidade de ter o padre Roberto junto de si", explicou ao CM Miguel Rangel, fundador do movimento e hoje presidente da direção da associação UCR.

"De modo algum se trata de concorrência", garantiu o ex-pároco. "Há um vazio na paróquia, provocado por uma injustiça, por tráfico de influências, por abuso de poder por parte da Diocese, que já foi reconhecido internamente. A Igreja tem uma imagem a defender e dá-se muito mal com escândalos. Tenta fechar-se ou arranjar desculpas que não são coerentes com o que a própria ensina", acrescentou ao CM.

O padre Roberto Sousa mantém a recusa de uma paróquia "enquanto a situação não for devidamente esclarecida". "Houve má-fé. Irei lutar pela justiça", garantiu.

O ex-pároco fará uma celebração eucarística, na sede da UCR, quarta-feira às 21h30.
Padre Roberto eucaristia Nova associação de Gaia Canelas Gaia
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)