page view

Papa Francisco arrasa Cúria

Novo 'Vatileaks' abala estrutura central da Igreja.

07 de novembro de 2015 às 01:30

Foram duros os recados do papa, na homilia da missa desta sexta-feira de manhã, celebrada na capela da casa de Santa Marta, onde reside. Dirigiu-se a todos os clérigos, mas os alvos principais encontravam-se a poucos metros, nos vários decastéreos da Cúria Romana (os ministérios do Vaticano). Francisco criticou os "carreiristas" que têm uma "vida dupla" e que são "apegados ao dinheiro".

A Sala de Imprensa da Santa Sé garante que não, mas as palavras de Francisco são claramente uma resposta às acusações constantes nos livros ontem publicados e que revelam vários escândalos e documentos até agora secretos.

"Também na Igreja, há aqueles que em vez de servir, de pensar nos outros, de estabelecer as bases, se servem da Igreja: os carreiristas, os apegados ao dinheiro. E quantos sacerdotes, bispos, vemos assim. É triste dizer isso, não?", disse o papa, acrescentando: "Quando a Igreja é morna, fechada em si mesma, também muitas vezes mercantil, não se pode dizer que é uma Igreja que ministra, que está ao serviço, mas sim que se serve dos outros."

Fonte da Cúria disse ao CM que "centenas de pessoas estão preparadas para serem substituídas dos seus lugares, uma vez que o santo padre já deu a entender que quer acabar com velhos interesses instalados". O rolar de cabeças já começou, e a primeira instituição cuja liderança mudou esta quinta-feira por completo foi a fundação ‘Bambino Gesù’, que há um século gere o Hospital Pediátrico da Santa Sé e de onde terão saído milhares de euros para financiar viagens de helicóptero do cardeal Tarcísio Bertone.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8