Portugal só utiliza 500 mil euros para fruta nas escolas.
Portugal está a desperdiçar 3,1 milhões de euros por ano de verbas da União Europeia (UE) para o fornecimento de fruta às escolas. O País aproveita apenas cerca de meio milhão de euros dos 3,6 milhões anuais que tem à disposição. O alerta foi feito ontem pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, que vai rever o programa.
"Já pedi para ser feita uma avaliação do caso junto dos serviços do ministério e apelo aos autarcas para, em conjunto, serem feitos esforços para se ultrapassarem os constrangimentos de natureza logística e fazer chegar às escolas a fruta para as crianças", afirmou ao CM o ministro Capoulas Santos.
O governante falava à margem da conferência ‘Para uma integração de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional em Portugal’, que decorreu em Lisboa. "O programa do leite escolar funciona, mas o da fruta não. Além da importância do aspeto nutricional, este programa ajuda a escoar a produção nacional, o que também é bom, pois ajuda a economia", sublinhou o governante.
Alfredo Monteiro, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios, referiu ao CM que os constrangimentos na logística do programa não partem das autarquias. "Não cabe aos municípios assegurar o programa, que é da competência do ministério. As autarquias já asseguram refeições aos alunos no 1º Ciclo, um apoio importante, uma vez que dois milhões de portugueses vivem no limiar da pobreza", sublinhou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.