page view

Artigo exclusivo

Pandemia de Covid-19 atinge pico no final do mês com 7000 casos por dia

Indicador de transmissão está a descer lentamente desde o final de outubro.

16 de novembro de 2020 às 01:30

O Rt (indicador que mede o risco de transmissão da doença) está a descer ligeiramente, desde o final de outubro, em direção a 1. “Quando o Rt atingir 1, estamos no pico”, sublinha Carmo Gomes, um dos peritos ouvidos pelo Governo.

As previsões apontam para que o pico seja atingido no final de novembro ou no início de dezembro: nessa altura, prevê-se que estejam 3200 internados, dos quais 2745 em enfermaria e 465 na Unidade de Cuidados Intensivos.

Mesmo assim, Carmo Gomes alerta que as previsões estão sempre a mudar e que até já foram mais negativas do que atualmente. Nestas previsões, não está ainda incluído o impacto das medidas aplicadas no âmbito do Estado de Emergência, cujo efeito apenas será sentido dentro de alguns dias.

O professor de Epidemiologia prevê que, “até ao Natal, vamos andar um bocado numa montanha-russa”. Ou seja, o número de novos casos de Covid-19 será uma sucessão de subidas e descidas.

Manhãs com filas nos supermercados

A manhã de domingo voltou a ser de fila nalguns supermercados das grandes cidades. Vários clientes esperavam pela vez para a compra de bens essenciais, a exemplo do que aconteceu no sábado.

80% das famílias ficaram confinadas após o almoço

Mais de dois terços dos portugueses (73%) recolheram a casa após as 13h00 de sábado e metade não saiu sequer de casa no primeiro dia de recolhimento alargado, segundo a PSE. A consultora monitoriza dados de mobilidade de 3670 pessoas de Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Faro. Olhando para a evolução do confinamento, a partir das 14h00 já 80% da população tinha regressado ao lar, um número que atingia já os 90% pelas 19h00, mostram os dados.

Vizela junta taxistas a comércio em entregas

A Câmara de Vizela criou uma parceria entre restaurantes e táxis do concelho, para a criação de entrega de refeições durante os fins de semana de confinamento alargado. A entrega é gratuita.

Lagos com cabazes de bens para famílias

A Câmara de Lagos vai distribuir cabazes alimentares e de bens de primeira necessidade a famílias com dificuldades. A ajuda deve ser pedida pelos telefones 282 780 900 ou 282 771 700 e é sigilosa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8