page view

Placenta artificial pode ajudar bebés prematuros

Ambiente extra-uterino está a ser estudado no Hospital Infantil de Filadélfia, na Pensilvânia, nos EUA.

22 de julho de 2024 às 16:05

Uma espécie de placenta artificial está a ser desenvolvida no Hospital Infantil de Filadélfia, na Pensilvânia, nos Estados Unidos da América. O chamado ambiente extra-uterino para o desenvolvimento do recém-nascido não tem o objetivo de desenvolver fetos, substituindo uma gravidez, mas apenas auxiliar bebés prematuros a completarem o tempo gestacional.

O sistema respiratório é bastante afetado aquando do nascimento prematuro dos bebés com, por exemplo, 22 ou 23 semanas de gestação, que não estão prontos para respirar autonomamente. A ideia por detrás dos úteros e das placentas artificiais é "retirar todos os pulmões da equação", explicam os médicos, dando tempo para que o bebé continue a desenvolver-se num ambiente seguro até que esteja pronto para respirar pela primeira vez.

Segundo a BBC News, os três grupos de especialistas dedicados ao caso estão a inspirar-se numa terapia existente chamada oxigenação por membrana extra corporal (também conhecida por ECMO) - um tipo de suporte artificial de vida que pode ajudar uma pessoa cujos pulmões e coração não estão a funcionar adequadamente. Na ECMO, o sangue é bombeado para fora do corpo do paciente para uma máquina que remove o dióxido de carbono e adiciona oxigénio. O sangue oxigenado é então enviado de volta para os tecidos do corpo. O método permite que o sangue "contorne" o coração e os pulmões, permitindo que estes órgãos descansem e se curem. Embora o procedimento possa ser adaptado a bebés mais velhos, não é adequado para bebés extremamente prematuros. Todas as três equipas estão a tentar criar uma versão em miniatura desta tecnologia.

Apesar do estudo intensivo, as placentas artificiais ainda estão longe de ficarem disponíveis em hospitais

. Uma vez que os bebés nascem prematuros devido a outros problemas de saúde complexos, os tratamento destas complicações tem de estar contemplados na elaboração do sistema extra-uterino.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8