Um estudo elaborado pela empresa Nielsen/Net Ratings nos EUA revela que as mulheres, seja na internet ou em revistas, estão a tornar-se uma fatia importante dos consumidores de conteúdos pornográficos. De acordo com a pesquisa, 13 milhões de norte-americanas consomem mensalmente filmes para adultos.<br/><br/>
Ver pornografia deixou portanto de ser coisa só dos homens. Tanto assim que na indústria cinematográfica já há produções voltadas especificamente para elas.
E o que querem ver as mulheres? "Cenas eróticas e não tão pornográficas", revela um outro estudo, este brasileiro, segundo o qual, "quando elas escolhem um filme pornográfico, muitas procuram algo mais subtil e não tão explícito".
Assim, surgem enredos cujo o foco é mostrar o prazer da mulher e a realização das suas fantasias, sem que ela seja tratada com um objecto. Nos filmes pornográficos para mulheres, a historia é mais elaborada e tem um leve toque a romantismo. Os objectivos são variados: desde aprender novas posições e outros truques para fazerem com seus parceiros até aumentar a excitação destes ou, simplesmente, descobrirem--se através da masturbação.
Eles, segundo a sexóloga Marta Crawford, são os que "continuam a ter mais necessidade de consumir [pornografia], porque têm a característica de serem mais visuais e acham a imagem muito apelativa. Isso tem impacto em termos sexuais". Daí que os homens procurem filmes com cenas mais explícitas e imediatas.
Na internet, multiplicam-se as categorias dos filmes: MILFS (mulheres mais maduras com homens mais jovens), inter-raciais, BBW (sexo com mulheres mais pesadas), sexo em grupo e BDSM (bondage/fetiche) são algumas dessas categorias.
Segundo dados de vários sites da especialidade, as mulheres preferem os filmes de sexo em grupo, com dois ou mais homens. Já eles costumam optar por filmes com mulheres mais maduras ou aqueles em que a fantasia é a esposa ter sexo com outro homem.
MULHERES VISITAM COM FREQUÊNCIA
Um terço dos visitantes de sites com conteúdo pornográfico são mulheres, das quais 13% admitem ter assistido a vídeos durante o horário de trabalho, revelam as estatísticas do instituto XXX church.com.
JOVENS ASSISTEM TODOS OS MESES
Cerca de 70% dos jovens com idade entre os 18 e os 24 anos visitam sites pornográficos pelo menos uma vez por mês. Em média, a primeira exposição a conteúdos pornográficos na internet acontece aos 11 anos.
ANA MONTE REAL É PRIMEIRA ACTRIZ
Ana Monte Real, de 26 anos, é considerada a primeira actriz portuguesa de filmes porno, tendo feito a sua estreia em 2009, quando participou em ‘As Fantasias Sexuais de Ana’, produzido pela HotGold. Filha de pais portugueses, a actriz nasceu no Brasil.
INDÚSTRIA PORNO PORTUGUESA PARADA
À semelhança da economia portuguesa, a indústria pornográfica também está a sentir a crise. Neste momento, a produção está mesmo parada, segundo Carlos Ferreira, um dos gerentes do estúdio português HotGold. "Actualmente, somos a única produtora em Portugal, mas estamos com dificuldades, porque não é rentável editar um filme e ter de pagar todas as despesas, quando o consumo interno também está a diminuir", explica.
A situação acaba por ser igualmente complicada para os actores, visto que os convites de fora também não abundam. "A situação é como no futebol, se não produzimos filmes, os actores não podem mostrar-se, logo, não há convites do exterior", explica Carlos Ferreira. Esta opinião é partilhada pelo actor Ângelo Ferreira. "É difícil um actor afirmar-se internacionalmente em Portugal com a quantidade de conteúdos produzidos", revela.
DISCURSO DIRECTO
"VÍCIO AFECTA JOVENS COM MENOS DE 18 ANOS", José Pacheco, Sexólogo
Correio da Manhã – Que pessoas são afectadas pelo vício?
José Pacheco – Creio que o vício da pornografia afecta os mais novos, nomeadamente jovens do sexo masculino com menos de 18 anos. No entanto, há casos de pessoas de diferentes escalões etários.
– Como se pode explicar este vício?
– É um comportamento que simplesmente dá prazer. O que rege a pornografia é o mesmo que rege outros vícios, como fumar ou beber. Por exemplo, há pessoas que gostam de cinema e vêem o mesmo filme vinte vezes, porque são fontes contínuas de prazer.
– Estas pessoas procuram ajuda por livre iniciativa?
– Não, porque elas não sentem que têm um problema. Um indivíduo que passa horas e horas a ver pornografia não quer parar, aquilo está a dar-lhe prazer.
– O vício pode afectar que está numa relação?
– Naturalmente, se uma pessoa passa horas a ver filmes pornográfico, acaba afastada da família.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.