Aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas fez subir o número de concelhos em risco extremo.
1 / 2
O crescimento exponencial de contágios pelo coronavírus nas últimas semanas fez disparar o número de concelhos em risco extremo, que passaram de 155 a 12 de janeiro para 215 a 18 de janeiro, indicou esta segunda-feira a Direção-Geral de Saúde (DGS).
Isto significa que quase sete em cada 10 municípios (69,8%) encontram-se no nível mais elevado de risco epidemiológico. E dos 278 concelhos de Portugal continental somente 67 não estão no patamar mais grave. Na Madeira e Açores há agora quatro municípios em risco extremo, dois em cada uma das regiões autónomas.
Os concelhos em risco extremo registaram 960 ou mais casos por 100 mil habitantes em 14 dias.
Em risco muito elevado (480 a 960 casos) encontram-se 52 concelhos, menos 55 do que uma semana antes. Já os municípios em risco elevado (240 a 480 casos) são agora 22, mais seis do que na anterior listagem.
Em risco moderado, ou seja com menos de 240 casos, estão 19 concelhos, menos 11 do que a 12 de janeiro.
Em Portugal continental já só dois municípios estão no nível de risco mais baixo: Monchique e Carrazeda de Ansiães.
Ao contrário do que aconteceu em 2020, os diferents escalões não implicam medidas de restrição diferentes, já que todo o país está em confinamento.
Em 14 concelhos mais de 3% da população foi infetada em duas semanas
E há mesmo dois concelhos onde esse valor superou os 6%: Aguiar da Beira e Cuba.
Lisboa regista mais de 500 novos casos por dia
O município da capital registou uma incidência de 1.404 novos casos por 100 mil habitantes.
...E há 30 concelhos com mais de mil casos em 14 dias
A seguir a Lisboa surgem Sintra (5.390), Loures (3.105), Setúbal (2.564) e Amadora (2.441), num sinal de que a pandemia está a atingir particularmente a Área Metropolitana de Lisboa (AML).
CONCELHOS EM RISCO EXTREMO A 18 DE JANEIRO
Cuba
Figueira de Castelo Rodrigo
Alter do Chão
Fornos de Algodres
Penalva do Castelo
Borba
Góis
Ferreira do Zêzere
Alcácer do Sal
Sernancelhe
Pampilhosa da Serra
Vila Nova de Poiares
Vouzela
Tábua
Mêda
Mogadouro
Moimenta da Beira
Vila Nova de Paiva
Caminha
Nisa
Estremoz
Pinhel
Viana do Alentejo
Penacova
Sátão
Ponte da Barca
Alfândega da Fé
Oliveira de Frades
Trancoso
Arcos de Valdevez
Boticas
Miranda do Douro
Setúbal
Murtosa
Pedrógão Grande
Penedono
São João da Pesqueira
Nelas
Ansião
Monforte
Tavira
Tarouca
Arraiolos
Sever do Vouga
Armamar
São Pedro do Sul
Castro Daire
Tondela
Figueiró dos Vinhos
Tomar
Reguengos de Monsaraz
Mealhada
Arronches
Vila Nova de Cerveira
Ribeira de Pena
Esposende
Alandroal
Melgaço
Paredes de Coura
Vila Viçosa
Elvas
Campo Maior
Mação
Ourém
Almeirim
Celorico da Beira
Rio Maior
Mangualde
Peso da Régua
Póvoa de Lanhoso
Palmela
Vila Nova de Foz Côa
Pombal
Arruda dos Vinhos
Beja
Vieira do Minho
Ponte de Sor
Alvito
Viseu
Benavente
Vila do Conde
Ponte de Lima
Murça
Torres Novas
Barcelos
Torres Vedras
Almodôvar
Arganil
Mafra
Póvoa de Varzim
Celorico de Basto
Ribeira Grande
Ovar
Montemor-o-Novo
Alcanena
Guarda
Vendas Novas
Santa Marta de Penaguião
Moura
Vila Verde
Barrancos
Ourique
Lamego
Águeda
Estarreja
Coimbra
Miranda do Corvo
Santa Maria da Feira
Vila Franca de Xira
Castelo de Vide
Anadia
Odivelas
Albufeira
Loures
Carregal do Sal
Sertã
Santo Tirso
Porto de Mós
Fronteira
Fundão
Loulé
Vila Flor
Vila Nova de Famalicão
Arouca
Lisboa
Santarém
Alcobaça
Montalegre
Sintra
Bragança
Guimarães
Entroncamento
Mora
São João da Madeira
Moita
Cantanhede
Salvaterra de Magos
Valpaços
Amadora
Chaves
Idanha-a-Nova
Penamacor
Castelo Branco
Peniche
Ferreira do Alentejo
Almada
Vale de Cambra
Alvaiázere
Redondo
Portel
Viana do Castelo
Terras de Bouro
Condeixa-a-Nova
Santa Comba Dão
Seia
Sobral de Monte Agraço
Barreiro
Valença
Oliveira do Hospital
Oliveira de Azeméis
Oliveira do Bairro
Manteigas
Braga
Mértola
Batalha
Castro Marim
Almeida
Mortágua
Faro
Évora
Leiria
Gondomar
Macedo de Cavaleiros
Felgueiras
Oeiras
Amares
Vinhais
Mirandela
Fafe
Seixal
Cabeceiras de Basto
Marvão
Alcochete
Vila Real
Amarante
Cascais
Trofa
Vila Real de Santo António
Vila Franca do Campo
Gavião
Aveiro
Sabugal
Sesimbra
Constância
Porto Santo
Alenquer
Óbidos
Tabuaço
Ílhavo
Covilhã
Albergaria-a-Velha
Belmonte
Montijo
Azambuja
Nazaré
Lousã
Valongo
Marinha Grande
Vimioso
Crato
Baião
Câmara de Lobos
Alijó
Gouveia
CONCELHOS EM RISCO MUITO ELEVADO A 18 DE JANEIRO
Coruche
Penafiel
Vidigueira
Porto
Montemor-o-Velho
Vizela
Matosinhos
Monção
Soure
Olhão
Figueira da Foz
Chamusca
Espinho
Vagos
Aljustrel
Abrantes
Vila Pouca de Aguiar
Cinfães
Paredes
Grândola
Caldas da Rainha
Golegã
Castelo de Paiva
Mourão
Portalegre
Sabrosa
Sousel
Vila Nova de Gaia
Maia
Mira
Lourinhã
Lagos
Bombarral
Avis
Vila Nova da Barquinha
Cartaxo
Mesão Frio
Penela
Lousada
Marco de Canaveses
Alpiarça
Silves
Sines
Oleiros
Alcoutim
Cadaval
Paços de Ferreira
Serpa
Lagoa
São Brás de Alportel
Santiago do Cacém
CONCELHOS EM RISCO ELEVADO A 18 DE JANEIRO
Portimão
Castro Verde
Sardoal
Odemira
Machico
Santa Cruz
Lagoa - Açores
Vila de Rei
Porto Moniz
Proença-a-Nova
Ribeira Brava
Freixo de Espada à Cinta
Vila do Bispo
Resende
Castanheira de Pêra
Santana
Torre de Moncorvo
Funchal
Ponta Delgada
Aljezur
Ponta do Sol
CONCELHOS EM RISCO MODERADO A 18 DE JANEIRO
Carrazeda de Ansiães
Calheta
Lajes das Flores
Praia da Vitória
Santa Cruz das Flores
Nordeste
São Vicente
Angra do Heroísmo
Horta
Povoação
Calheta - Açores
Vila do Porto
Monchique
Madalena
Santa Cruz da Graciosa
Corvo
Lajes do Pico
São Roque do Pico
Velas
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.