page view

Protesto à porta de escola em Benfica junta 60 professores

Cerca de sessenta professores manifestaram-se esta sexta-feira à porta da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Benfica, Lisboa, contra a política educativa do Governo que consideram "desmesurada" e assente meramente "em critérios economicistas".

14 de setembro de 2012 às 19:30

A acção de protesto juntou pouco mais de meia centena de pessoas, entre professores, pais e alguns alunos que empunhavam cartazes onde se podia ler "Que se lixe a troika. Queremos a Escola Pública" ou "Por uma Escola de Qualidade".

António Avelãs, presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, explicou à Lusa que esta iniciativa marcada de forma "informal" foi um das muitas que decorrem esta sexta-feira em "todas as capitais de distrito" para marcar aquele que "oficialmente é o último dia legal da abertura do ano lectivo". Um início de ano lectivo que, vincou o dirigente sindical, "nem os professores, os pais e sobretudo os alunos gostariam de ter".

Rogério Mota, professor de Educação Física há 40 anos, disse que veio à manifestação como cidadão para protestar contra uma "política desmesurada e absolutamente centrada nas questões economicistas", que dispensa professores recorrendo a critérios "absolutamente discutíveis".

Já Miguel Reis, de 34 anos e professor de Filosofia, explicou que veio em defesa da Escola Pública e qualidade de ensino. "Sou professor há três anos e tenho sido sempre colocado em alguma escola em alguma altura do ano, mas este ano ainda não fui colocado e não tenho esperança nenhuma já de vir a ser porque há muito menos vagas", afirmou, com alguma resignação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8