page view

PSP de Loures só com quatro carros para dar segurança a centenas de milhares de pessoas

SIAP aponta que as instalações policiais que servem estas duas últimas localidades "trabalham com viaturas cedidas por juntas de freguesia".

17 de março de 2023 às 16:32

A Divisão de Loures da PSP, que se estende entre os concelhos de Loures e Torres Vedras, é responsável pela segurança de centenas de milhares de pessoas, e vai desempenhar um papel fulcral na operação de segurança da Jornada Mundial de Juventude (JMJ) que este ano vai ocorrer em Portugal, conta desde esta manhã com apenas quatro carros-patrulha a circular.

Segundo denúncia do Sindicato Independente de Agentes da PSP (SIAP) feita ao CM, só há viaturas a circular nas esquadras de Sacavém, Torres Vedras, Loures e Odivelas.

O SIAP aponta, no entanto, que as instalações policiais que servem estas duas últimas localidades "trabalham com viaturas cedidas por juntas de freguesia".

A lista de avarias é grande. Assim, soube o CM, que as esquadras de São João da Talha, Camarate, Pontinha, Caneças e Santo António dos Cavaleiros, a última a perder a viatura, já na manhã desta sexta-feira, devido a um problema de pneus, já perderam os carros com que trabalhavam.

Também as Equipas de Intervenção Rápida de Loures, e a Esquadra de Investigação Criminal de Odivelas (cuja viatura perdeu as sirenes), estão sem meios de locomoção.

Face ao que classifica de "situação limite", o SIAP já alertou o Comando da PSP de Lisboa, que tutela a Divisão de Loures e já enviou igualmente pedidos de reunião aos autarcas de Loures e Odivelas, para denunciar o problema grave de segurança.

"Está também em causa a segurança dos agentes que respondem a chamadas, já que estão a pedir apoio e esse não pode ser imediato devido à falta de viaturas", considerou Carlos Torres, presidente do SIAP.

Recorde-se que a Divisão de Loures terá um papel decisivo na operação de segurança da JMJ, já que será na área da mesma que decorrerá a missa final do evento, presidida pelo Papa Francisco.

É de salientar ainda que, segundo a PSP, a Divisão de Loures é a unidade policial a nível nacional que patrulha mais zonas urbanas sensíveis.

O CM contactou por escrito a Direção-Nacional da PSP para obter um comentário, mas aguarda ainda resposta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8