page view

Quase 75% das pessoas com mais de 80 anos vacinadas contra a gripe

Estimativa indica ainda uma subida na vacinação dos profissionais de saúde

29 de novembro de 2025 às 07:16

Quase três em cada quatro pessoas com mais de 80 anos já se vacinaram este ano contra a gripe, segundo a estimativa da monitorização da campanha, que aponta para uma subida na vacinação dos profissionais de saúde.

De acordo com os resultados da segunda vaga do Vacinómetro, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), 74,9% das pessoas com mais de 80 anos de idade já receberam a vacina da gripe, o mesmo acontecendo a 70,7% dos portadores de doença crónica.

Os dados revelam uma subida na taxa de vacinação dos profissionais de saúde, com 41,5%, mais do que os 32,8% da vaga anterior.

"O facto de haver um aumento na vacinação dos profissionais de saúde é um bom resultado. É significativo. Os profissionais têm interiorizado esta mensagem, que eles próprios também têm de se vacinar, porque também são um grupo de risco, são um fator de transmissão, e também pela questão do exemplo que temos que dar", disse à Lusa Nuno Jacinto, presidente da APMGF.

O responsável reconhece que um dos fatores que pode ter contribuido para este aumento foi o alerta do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que na semana passada veio apelar aos países da União Europeia para acelerarem a vacinação, revelando que os casos de gripe estavam já a aumentar de forma invulgar e precoce com uma nova estirpe.

Contudo, Nuno Jacinto diz que o afastamento da pandemia também pode estar a contribuir para a redução da chamada fadiga vacinal, voltando a fazer subir as taxas de vacinação.

"Este afastamento que vamos tendo cada vez maior da pandemia também nos vai fazendo reduzir essa fadiga vacinal, sobretudo entre os profissionais, que vão olhando novamente para a vacina da gripe com outros olhos e com a importância que ela merece", afirmou.

Em relação à vacina de dose elevada, que é administrada gratuitamente às pessoas com 85 anos ou mais, da amostra total estudada, 80,3% já se vacinou, sendo que cerca de metade dos inquiridos (53,2%) diz não ter conhecimento sobre a existência de uma vacina de dose elevada a ser administrada à população acima dos 85 anos.

Os dados indicam ainda que 64,9% das pessoas com 65 ou mais anos de idade também já se vacinaram contra a gripe.

Quase metade (49,8%) das grávidas também já receberam a vacina da gripe, sendo que 90,2% diz que o fez por recomendação do médico.

Entre os 60 e 64 anos foram 42,4% os que já se vacinaram, mais de metade (53,6%) dos quais por iniciativa própria.

Do total dos vacinados pertencentes ao grupo dos doentes crónicos, 74,3% das pessoas com doença respiratória já se vacinou, o mesmo acontecendo a 70,9% dos que têm doença cardiovascular e 70,9% dos diabéticos.

Em declarações à Lusa, Nuno Jacinto recordou a importância do acompanhamento das pessoas por médicos de família, lembrando que mais de 37% das pessoas que se vacinou o fez por recomendação do médico.

"Claro que há outros colegas e outros especialistas que também fazem esta recomendação, mas há muitos doentes que o acompanhamento que têm é pelo médico de família, não têm um acompanhamento por um colega hospitalar", disse.

Questionado sobre as falhas detetadas na disponibilidade de vacinas da gripe de dose reforçada (para as pessoas com 85 anos ou mais) Nuno Jacinto disse não conseguir garantir que essas falhas estejam já todas ultrapassadas, adiantando que a época gripal ainda não terminou.

"Ainda vamos a tempo de recuperar possíveis atrasos que possam ter ocorrido devido àquelas rupturas de stock ou erro de distribuição que possa ter existido", adiantou.

Relativamente aos locais preferenciais de aquisição/administração da vacina, todos os profissionais de saúde inquiridos receberam a vacina no local de trabalho. Já 57,5% da população estudada recebeu a vacina gratuitamente no centro de saúde, enquanto 34,1% recebeu na farmácia, também gratuitamente.

Quanto às crianças entre os 6 e os 24 meses de idade, a quem foi este ano alargada a vacinação gratuita, 34,2% já recebeu a vacina da gripe.

Mais de metade dos vacinados (57,1%) optaram pela coadministração com a vacina da covid-19.

Lançado em 2009, o Vacinómetro permite monitorizar, em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela DGS.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8