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Queixas sobre aumentos de preços foram as que mais subiram

Faturação e contratação de serviços dominaram as reclamações de comunicações eletrónicas em 2023.

07 de março de 2024 às 01:30

Nas telecomunicações, as queixas que mais aumentaram em 2023 foram motivadas pelo aumento dos preços dos serviços, segundo dados divulgados esta quarta-feira pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). A faturação/contratação de serviços e a assistência técnica dominaram as reclamações, assim como as falhas nos serviços e o cancelamento do serviço.

No total, no ano passado, a Anacom recebeu cerca de 107,1 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, menos cerca de 3 mil do que em 2022 (menos 2%). Destas, 69,8 mil (65% do total), dizem respeito a comunicações eletrónicas (menos 4% face a 2022); e 37,3 mil (35% do total) referem-se ao setor postal.

A faturação de serviços foi o assunto mais reclamado (19,1%), sendo a Vodafone responsável por 41% destas reclamações. Em segundo lugar está a contratação de serviços, com destaque para a Nos e a Vodafone, que foram responsáveis, cada uma, por 37% das queixas. Destaque, ainda, para a assistência técnica, que motivou 13,1% das reclamações, com a Meo a liderar com 35%.

A Nos foi o prestador que registou mais reclamações por mil clientes (7,5) - o aumento dos preços dos serviços foi a que mais cresceu neste operador - seguindo-se a Vodafone (6,6) e a Meo (3,7). Em termos absolutos, a Vodafone registou mais reclamações (35%), seguida da Nos (34%), da Meo (29%) e da Nowo (3%). Com exceção da Nos (mais 4%), todos os operadores de maior dimensão viram diminuir as reclamações face ao ano de 2022.

A cobrança de penalização por cancelamento antecipado no caso de alterações de circunstâncias do reclamante foi o motivo que mais diminuiu em 2023, diz a Anacom.

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