Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Saiba como fazer frente à osteoporose

Os idosos são os mais afetados pela doença, que provoca mais de 9500 casos de fraturas no nosso país.
Cristina Serra 28 de Março de 2015 às 14:50
A grande maioria dos idosos é afetada pela osteoporose FOTO: Getty Images
A osteoporose é uma doença que se traduz no enfraquecimento dos ossos e que afeta as pessoas, principalmente, a partir dos 65 anos. As mulheres são quem mais sofre com a patologia, numa proporção de três mulheres para um homem.

Em Portugal, estima-se que haja 500 mil doentes, mas os especialistas alertam que a maior parte dos casos não estão diagnosticados nem tratados.

"A osteoporose representa um custo direto e indireto de 52 milhões de euros por ano, que se traduzem em despesas com medicamentos, tratamento de fraturas e internamentos hospitalares", afirmou ao CM o médico ortopedista Luís Teixeira.

Todos os anos 9500 idosos sofrem fraturas devido à osteoporose, muitas no colo do fémur e na anca. Nesses casos, os pacientes necessitam de internamento e cirurgia, em muitos casos para a colocação de próteses. Estima-se que dos 9500 pacientes com fratura, 950 a 1900 vêm a morrer na sequência das quedas que levaram à fratura.

A osteoartrose é outra doença que afeta os idosos. É um problema que afeta as articulações e pode ser consequência de um processo inflamatório.
osteoporose doença saúde idosos Portugal osteoartrose
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)