Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Sem autocarro após mau tempo

Moradores indignados devido a derrocada que corta estrada.
Liliana Rodrigues 5 de Fevereiro de 2016 às 08:35
Derrocada levou a que estrada fosse cortada, deixando parte da freguesia de Escudeiros sem acesso a autocarros
Derrocada levou a que estrada fosse cortada, deixando parte da freguesia de Escudeiros sem acesso a autocarros FOTO: DR
Há quase um mês que parte da freguesia de Escudeiros, concelho de Braga, não tem acesso direto a transportes públicos. Em causa está uma derrocada que ocorreu durante o forte temporal que assolou o Minho a 10 de janeiro. Desde então, a movimentada Estrada Municipal 628 está cortada por mais de um quilómetro. A população acabou por ficar isolada e está revoltada.

Ouvido esta quinta-feira pelo CM, Orlando Gomes, presidente da Junta de Escudeiros, revelou que a obra de reparação começa segunda-feira. "Foi preciso fazer um projeto de higiene e segurança e acautelar o desvio das águas que passam debaixo do pavimento. São procedimentos normais que demoram o seu tempo", explicou o autarca.

"Traz transtorno a todos. As crianças têm de sair lá em baixo, na Nacional, e andar um quilómetro a pé numa estrada sem passeios", relatou ao CM Joaquim Rodrigues, enquanto trabalhava na horta de casa, com vista para a derrocada.

A estrada aluiu e, por segurança, a circulação tem só um sentido, mas apenas os moradores podem passar as barreiras. "Já tiveram tempo de arranjar isto. Para sair da minha garagem é muito complicado. Cria-me bastantes dificuldades ter este buraco à porta de casa", referiu Marina Silva. "Não tem jeito nenhum passar um mês sem mexerem em nada", considerou o morador Manuel Sousa. Também os condutores estão desagradados com o desvio. "A estrada é ainda pior por aqui e não tem estrutura para aguentar tanto trânsito", disse José Moreira.

autocarro tempo Braga Escudeiros transportes públicos José Moreira
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)