Autarcas e governo querem alterar gestão de transportes.
Os autarcas da área metropolitana do Porto pretendem alargar o uso do título de transporte Andante aos 17 municípios e conseguiram ontem abertura por parte do Governo nesta matéria. "É uma vontade antiga dos concelhos. O processo deverá iniciar com brevidade, mas é certo que levará alguns meses até estar no terreno", referiu ao CM Marco Martins, edil de Gondomar.
Para que o Andante seja "mais abrangente", é necessário alterar a gestão do agrupamento de empresas dos Transportes Intermodais do Porto, num modelo "ainda a definir" em conjunto com o Governo. Mudança que "inclui um novo zonamento e a redefinição de algum tarifário", mas "sem agravamento para a população".
A alteração "envolve um trabalho de bastidores muito grande", com várias empresas privadas de transporte de passageiros, nos vários municípios que integram a área metropolitana. Marco Martins adiantou que esta é uma matéria que tem vindo a ser reclamada pelos municípios "há dois anos", "nunca teve feedback" e "agora tem". O objetivo dos autarcas é "que os passageiros, sejam de Arouca, Matosinhos, Porto ou Vila do Conde, possam circular com o mesmo título de transporte, seja comboio, metro, autocarro da STCP ou de privados", indicou o edil de Gondomar ao CM
Os autarcas dos municípios servidos pela STCP reuniram esta segunda-feira com o ministro Matos Fernandes - que revelou que no primeiro semestre "fica concluída a admissão de novos motoristas" na empresa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.