Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

"Seria um erro acabar com prova docente"

Ministro da Educação duvida que o PS seja Governo.
Bernardo Esteves 21 de Maio de 2015 às 19:40
Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência
Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência FOTO: Lusa
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, considera um erro que o Partido Socialista (PS) possa vir a acabar com a prova de avaliação dos professores contratados, como defende o programa eleitoral apresentado na quarta-feira.

"Depois de, desde 2007, termos trabalhado para que a prova de acesso à profissão constitui-se um elemento decisivo de melhoria do sistema, seria um erro gravíssimo voltar atrás, depois de termos tido sucesso e de as coisas estarem normalizadas", disse o ministro, acrescentando: "Primeiro, duvido muito que o Partido Socialista seja o próximo Governo e, segundo, duvido que sendo Governo vá fazer um erro desses."

À margem da entrega dos prémios da Academia de Ciências para o ensino secundário, Nuno Crato foi ainda questionado sobre propostas do PS, como a escola a tempo inteiro ou a redução do abandono escolar para metade: "O programa do Partido Socialista, pelo que pude ver, tem algumas medidas na área da Educação que precisam de ser melhor explicadas e que, à primeira vista, parecem inexequíveis. Não bastam intenções é preciso concretizar. Outras medidas refletem acções que já estão no terreno e outras ainda significariam um regresso ao passado, como a abolição da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades, que eu não acredito que o PS, se chegar ao Governo, ponha em prática."

Os prémios da Academia de Ciências foram atribuídos a Mariana Morais, da Escola Secundária de Miraflores, na categoria de História, e a Rui Carneiro, da Escola Secundária de Paços de Ferreira, na categoria de Matemática. Os premiados tiveram de realizar ensaios que foram distinguidos e cada um deles recebeu 5 mil euros de prémio. O júri decidiu não atribuir o prémio de Português pelo segundo ano, por falta de qualidade dos trabalhos apresentados a concurso.
ministro Educação Nuno Crato Governo ministério PS PSD Portugal sociedade política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)