page view

Sofre de insónias? Saiba o que não deve fazer antes de ir dormir

Concentração, humor e sistema imunitário podem ser negativamente afetados.

23 de setembro de 2024 às 19:09

Milhões de pessoas sofrem de insónias, problema associado à falta de descanso e não só... Não dormir a quantidade de horas recomendáveis, pode aumentar o risco de problemas físicos e mentais. A concentração, o humor e o sistema imunitário podem ser negativamente afetados.

Uma em cada três pessoas nos EUA não dorme o suficiente e em Espanha 20% da população sofre deste problema, segundo o jornal El Confidencial. 

Se faz parte da população que sofre de insónias estas são algumas das práticas que deve evitar para melhorar a qualidade do sono:

- Sete a nove horas de sono é, geralmente, a quantidade recomendada para dormir. Contudo, o número de horas pode variar de pessoa para pessoa. A irritabilidade ou sonolência diurna podem ser indicadores de que precisa de descansar durante mais tempo, afirma Kenneth Lee, diretor Centro de Distúrbios do Sono da Universidade de Chicago.

- Alimentação: se tem intenção de ir dormir, evite comer demasiado perto da hora de se ir deitar. Se o fizer pode sentir desconforto ou sofrer indigestão. Contudo, comer pouco também pode levá-lo a acordar durante a noite com fome. Um horário regular de alimentação é ideal para o equilíbrio do sono, sugere Julio Fernandez, professor de psiquiatria na Universidade Estadual da Pensilvânia.

- Mantém o hábito de fazer uma sesta para recarregar energias? Pode e deve fazê-lo, mas não por mais de 30 minutos.

- Se acordar durante a noite e tiver dificuldade em adormecer não force o sono. Levante-se da cama e faça algo até voltar a ter vontade de dormir, aconselha o especialista Kenneth Lee.

- O descanso noturno também pode ser afetado pelo consumo em demasia de cafeína ou de álcool. Beber café à tarde pode afetar o sono da noite, isto porque a cafeína pode demorar, em alguns casos, até oito horas a ser metabolizada. Por sua vez, embora possa provocar sonolência, o consumo de álcool pode diminuir a qualidade do sono.

- "Ansiedade sobre o sono" pode também agravar as insónias, indica o especialista Fernández-Mendoza.

- Antes de dormir usa ecrãs eletrónicos? Não o deve fazer. A luz azul emitida pelos aparelhos atrasa o adormecer e os conteúdos consumidos podem estimular o cérebro, impedindo-o de "desligar". Fernández-Mendoza indica que muitas pessoas "fazem actividades intensas imediatamente antes de se deitarem". O doutor Tiani sugere que, antes de adormecer, pratique uma atividade calma, durante 30 a 60 minutos, para acalmar o corpo e a mente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8