page view

Sumos Detox: saudáveis mas com moderação

Alimentação deve incluir uma grande variedade de produtos.

15 de janeiro de 2016 às 15:17

Vegetais, legumes e frutas triturados são ingeridos ao longo do dia como batidos ou sopas frias. Este tipo de alimentação ganha cada vez mais adeptos entre os portugueses, em especial entre os mais jovens que praticam um estilo de vida saudável, e pessoas que querem perder peso rapidamente. Apesar de serem alimentos saudáveis, os especialistas alertam para o risco de um consumo exagerado e excluírem do regime alimentar diário nutrientes essenciais.

"Não há nada contra a pessoa ingerir legumes numa sopa fria ou tomar os batidos de vegetais e frutas ao lanche. No entanto, não é benéfico para a saúde se a pessoa fizer apenas uma alimentação com elevada percentagem de hortofrutícolas e excluir alimentos de proteína animal, como carne e peixe", afirmou ao CM Alejandro Santos, nutricionista e docente na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Segundo o especialista, a "prática sustentada" de uma alimentação à base de sumos verdes representa um risco sério para um desequilíbrio nutricional. "Se excluirmos nutrientes essenciais na alimentação acabamos por ter carências nutricionais, o que é muito prejudicial para a nossa saúde, pois potencia problemas no organismo que podem ser graves".

A moda dos sumos verdes (ou detox) ganhou força quando figuras públicas deram a cara pelos benefícios deste regime alimentar, como foi o caso da atriz Jessica Athayde, adepta dos sumos verdes.

No seu blogue pessoal, a atriz explica que começou a beber batidos verdes em 2013 para ter uma vida mais saudável, aliada à prática do desporto e medicinas alternativas. Defende que se deve comer de tudo e que os batidos verdes não devem ser consumidos para emagrecer. "Bebo os batidos em jejum mas não substituem refeições", escreve a atriz, considerando lamentáveis as consequências do uso excessivo dos batidos. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8