Coordenador admite que tal ação coloca em risco o 'stock' de vacinas, "na esperança" de reforço na semana seguinte.
O coordenador da 'task force' do plano da vacinação contra a covid-19 afirmou esta quarta-feira que a sua equipa está a vacinar "o máximo" que pode, colocando em risco o 'stock' de vacinas, "na esperança" de reforço na semana seguinte.
"Tenho ouvido algumas vezes na comunicação social que a solução é vacinar mais. Dá a sensação que nós, 'task force', o Ministério da Saúde, todos os envolvidos neste processo de alguma forma, não estamos a vacinar ao máximo que nós podemos. Eu queria deixar claro que nós estamos a vacinar o máximo que nós podemos", declarou Henrique Gouveia e Melo numa audição por videoconferência no parlamento.
Perante os deputados da Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia de covid-19 e do processo de recuperação económica e social e da Comissão de Saúde, onde foi ouvido a pedido do PSD, afirmou ainda: "Nós temos 'stocks' muito limitados, arriscamos bastante não criando 'stocks', na esperança sempre que cheguem vacinas na semana seguinte".
Segundo o vice-almirante, o prazo médio de entrega das vacinas é "de um mês para a frente", mas às vezes esses prazos acabam por não ser cumpridos.
"Este processo é muito dinâmico e nós temos que ter um 'stock' mínimo de vacinas para garantir que se houver uma quebra no fornecimento não comprometemos as segundas doses das vacinas", explicou.
O coordenador da 'task force' assegurou ainda que não tem tido falta de recursos humanos, enaltecendo o contributo que as autarquias também têm dado nesta área.
Reconheceu que existem preocupações quando se aproximam as férias de como é que vão reagir os profissionais, uma vez que estão "muitos esgotados".
"No entanto, tenho promessas que se fará tudo para manter o ritmo e elevar positivamente", salientou o responsável, que deixou um elogio ao trabalho dos enfermeiros.
"Os enfermeiros têm sido uma classe sem mácula neste processo. Extraordinários, com uma dedicação absoluta e empenho absoluto, São eles que estão a vacinar são eles que realidade são a nossa frente de batalha", realçou.
Em resposta a questões colocadas pelos deputados, o responsável reiterou que Portugal tem capacidade neste momento para 130 mil vacinas por dia.
Além de terem sido alargados os horários nos centros de vacinação, foram reforçadas algumas capacidades e abertos novos centros, um deles hoje (no Estádio Universitário em Lisboa), estando também a ser agilizadas modalidades de agendamento para facilitar o ritmo de vacinação.
"Se tivermos vacinas para mantermos esse ritmo, ele será mantido, e se for necessário será ultrapassado mais uma vez", assegurou o vice-almirante.
Questionado sobre a vacinação no domicílio de pessoas que estão acamadas, Gouveia e Melo avançou que estarão vacinados entre 65% a 70% dos utentes.
"Nós estamos a vacinar o utente que está acamado e uma pessoa do agregado familiar para garantir que há pelo menos uma pessoa que tem alguma resistência, se houver um problema não vai adoecer deixando o utente desamparado", salientou.
Contudo, explicou, "é um processo muito lento" porque requer muitos recursos humanos e é "um processo de nicho", mas que está a ser feito e "parece que está a andar bem".
Sobre o processo de vacinação no país, Gouveia e Melo disse que continua a "descer por faixas etárias", mas que se está "a tentar equilibrar as regiões para terem todas a mesma percentagem de vacinação e avançarem de forma uniforme nessa percentagem".
"Evidentemente que é fácil equilibrar uma região que tem 1.000 pessoas, um concelho que tem 2.000 pessoas, mas é muito difícil equilibrar um concelho que tem um milhão ou meio milhão de pessoas", reconheceu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.