page view

Uma morte e um caso de Legionella em centro social de Matosinhos

Doença dos Legionários pode ocorrer como caso isolado ou na forma de surto, sendo mais frequente entre o final do Verão e o Outono.

16 de novembro de 2023 às 11:17
A carregar o vídeo ...

Uma morte e um caso de Legionella em centro social de Matosinhos

Dois casos de Legionella, um dos quais mortal, foram registados em Leça do Balio, Matosinhos. Questionada pelo CM, a Administração Regional de Saúde do Norte confirma que naquele concelho foi identificado um "cluster, com provável origem ambiental num Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas, tendo sido confirmados, até à data, dois casos, registando-se um óbito, e implementadas as medidas de controlo". Mais indica a ARS/Norte que, "tendo em conta que o período de incubação pode ser de até 14 dias (sendo o mais comum de 5-7 dias), as autoridades continuarão a monitorizar o surgimento de eventuais novos casos".

Ainda no Norte, mas em Caminha tinha já sido "identificado um cluster com sete casos confirmados até à data, encontrando-se este cluster em fase de investigação epidemiológica e de determinação das medidas de saúde pública necessárias para o seu controlo".

"As Autoridades de Saúde locais, em articulação com a Autoridade de Saúde Regional, encontram-se a desenvolver a investigação epidemiológica e ambiental, de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), determinando as medidas de saúde pública, ajustadas e proporcionais, à avaliação de risco, permanecendo atentas à evolução da situação. Serão tomadas as medidas adicionais que se revelem necessárias, em estreita colaboração com a DGS", acrescenta a ARS/Norte em esclarecimento ao CM

A Doença dos Legionários, uma pneumonia provocada pela bactéria Legionella pneumophila, caracteriza-se pelo aparecimento de sintomas como febre, mal-estar geral, dores de cabeça, dores musculares, tosse não produtiva e diarreia. A doença atinge, com mais frequência, adultos, habitualmente fumadores, doentes cujo sistema imunitário esteja debilitado e portadores de doenças crónicas (diabetes, doenças pulmonares, doenças renais ou neoplásicas). A pneumonia provocada por Legionella pode ser grave, podendo a morte ocorrer em 5-14 % dos doentes. A infeção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) ou, mais raramente, por aspiração de água contaminada com a bactéria.

Este microrganismo vive, habitualmente, na água, em ambientes aquáticos naturais, como rios e lagos, podendo contaminar sistemas de água criados pelo Homem, como redes prediais de abastecimento, sistemas de refrigeração, entre outros.

A Doença dos Legionários pode ocorrer como caso isolado ou na forma de surto, sendo mais frequente entre o final do Verão e o Outono.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8