page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Unidade de embalamento de carnes da Sonae acompanhada para evitar propagação de coronavírus entre colegas

Empresa declara que a sua prioridade é continuar a "#AlimentarPortugal".

29 de abril de 2020 às 21:52

Distribuição de Carnes, S.A. afirma que "tem delineado um sólido plano de contingência, totalmente alinhado com as recomendações das autoridades de saúde e atestado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no sentido de garantir que o nível de risco de propagação entre colegas é de 'muito baixo risco'".

A empresa afirma que "estão identificados alguns casos confirmados e outros suspeitos de covid-19, atualmente em isolamento profilático", e que, em ligação com a autoridade de saúde, "foram também identificados os contactos próximos que foram igualmente colocados de quarentena".

"Mantemos a máxima confiança nos responsáveis de todas as equipas para levar a cabo o plano de contingência traçado pela Sonae MC e, assim, protegermos os nossos colaboradores e clientes", afirma a empresa.

Sublinhando estar "consciente da sua responsabilidade para com o país", a empresa declara que a sua prioridade é continuar a "#AlimentarPortugal".

A unidade da SoHi Meat Solutions - Distribuição de Carnes, S.A., instalada na zona industrial de Santarém, emprega cerca de 400 pessoas e é responsável pela preparação e embalamento de carnes de bovino, ovino, caprino e suíno para a rede de supermercados da Sonae.

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém, Miguel Borges, disse à Lusa que a situação está a ser acompanhada tanto pela delegada de saúde como pela Proteção Civil municipal de Santarém, prevendo-se a realização de testes a todos os trabalhadores da unidade, incluindo os que estão a substituir os funcionários em isolamento ou quarentena.

???????A delegada de Saúde coordenadora da Unidade de Saúde Pública da Lezíria, Helena Ponte e Sousa, afirmou que, desde o aparecimento do primeiro caso confirmado, em 31 de março, o Serviço de Medicina do Trabalho da empresa reportou todos os casos, o último dos quais no passado dia 22.

Desde o início, os delegados de saúde têm procedido à pesquisa dos contactos de alto risco dos casos confirmados, garantido a respetiva vigilância ativa e o isolamento profilático de 14 dias, além de terem feito a verificação das condições de higienização, desinfeção e de utilização de equipamentos de proteção individual e de estar a ser programada a realização de testes diagnósticos aos trabalhadores, declarou.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, afirmou que a Proteção Civil municipal tem estado a acompanhar de perto a situação, tendo a última visita ao local decorrido na terça-feira.

Segundo o autarca, foram feitas algumas recomendações adicionais, nomeadamente em relação aos trabalhadores colocados por empresas de trabalho temporário.

Ricardo Gonçalves salientou que a situação tem sido acompanhada desde o início pela delegada de saúde e que a empresa seguiu todas as medidas de mitigação que foram propostas.

Em comunicado divulgado na terça-feira, a SOHI afirma estar certificada em termos de segurança alimentar e qualidade ambiental, sendo já norma a limpeza e desinfeção diária das suas instalações.

Com o surgimento de casos de infeção pelo novo coronavírus, a empresa adotou "mais de 80 medidas adicionais", entre as quais o reforço da limpeza, a medição de temperatura dos trabalhadores à entrada e à saída, o uso generalizado de máscaras e viseiras, e o aumento do número de autocarros e alteração da sua capacidade, sendo estes veículos de transporte dos trabalhadores higienizados diariamente e o uso de máscara obrigatório no seu interior.

A empresa refere ainda a colocação de sinalética no interior da fábrica para limitar o número de trabalhadores em locais como os balneários e as áreas sociais, inexistência de partilha de equipamentos, desfasamento de turnos e desinfeção de ferramentas, entre outras medidas.

Na resposta enviada hoje à Lusa, a SOHI especifica que sempre que surge um caso suspeito ou quando é confirmada a infeção pela covid-19 o trabalhador é afastado das instalações, sendo "imediatamente contactada a DGS", que, "a partir desse momento, orienta toda a atuação da empresa".

"Paralelamente a empresa procede à limpeza/desinfeção da área", acrescenta.

Miguel Borges realçou o facto de a situação estar a ser acompanhada em permanência pela autoridade de saúde, pela Proteção Civil municipal e pelo departamento de higiene e medicina no trabalho da empresa.

Portugal contabiliza 973 mortos associados à covid-19 em 24.505 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,6%) e mais 183 casos de infeção (+0,8%).

Das pessoas infetadas, 980 estão hospitalizadas, das quais 169 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.389 para 1.470.

Portugal vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar na quinta-feira as medidas para continuar a combater a pandemia.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8