page view

Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes com reforço de 47 médicos

Admissões abrangem especialidades como medicina geral e familiar, medicina Interna, cirurgia geral, medicina física e de reabilitação, entre outros.

03 de novembro de 2025 às 10:49

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) reforçou as equipas com 47 médicos de diferentes especialidades, com "impacto imediato" em "atividades críticas" como o bloco operatório, cuidados intensivos, internamento e consulta, foi hoje anunciado.

"Este reforço traduz uma aposta clara na capacidade assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no interior, aproximando respostas programadas e urgentes das pessoas, e elevando a qualidade e a segurança dos cuidados", afirmou, citado em comunicado, Ivo Oliveira, presidente do conselho de administração da ULSTMAD, com sede em Vila Real.

A ULS adiantou que contratou, por tempo indeterminado, 47 médicos especialistas para "áreas estratégicas dos cuidados hospitalares e primários", com o objetivo de "melhorar o acesso, encurtar tempos de resposta e consolidar a continuidade de cuidados em toda a região".

As admissões abrangem especialidades como medicina geral e familiar (17), medicina Interna (sete), cirurgia geral (dois), medicina física e de reabilitação (dois), medicina intensiva (dois), pediatria (dois), patologia clínica (dois), anestesiologia, doenças infecciosas, gastrenterologia, ginecologia/obstetrícia, imunoalergologia, nefrologia, neurologia, oncologia médica, otorrinolaringologia, pneumologia, radiologia, radioncologia e saúde pública.

"O impacto é imediato em linhas de atividade críticas: bloco operatório, cuidados intensivos, internamento e consulta, com ganhos em tempos de resposta, segurança clínica e continuidade de cuidados", afirmou, também citado no comunicado, Francisco Esteves, diretor clínico da ULSTMAD.

O responsável acrescentou que "este reforço resulta, também, da capacidade e da idoneidade formativa dos serviços clínicos", sublinhando que "85% dessas áreas dispõem desse estatuto, o que consolida a qualidade assistencial e a atração e integração de novos especialistas".

Por sua vez, Rosa Ribeiro, diretora do centro de gestão de cuidados de saúde primários, salientou que "nos cuidados primários, o reforço em medicina geral e familiar permite consolidar equipas, ampliar a acessibilidade e fortalecer a prevenção e a gestão das doenças crónicas, reduzindo a pressão sobre as urgências".

A ULSTMAD tem 850 médicos efetivos e agrega os hospitais de Vila Real, Chaves e Lamego e 23 centros de saúde, servindo cerca de 369 mil habitantes numa área de 5.500 quilómetros quadrados.

A ULS adiantou ainda que este reforço das equipas médicas se insere na "estratégia de melhoria contínua da qualidade, proximidade e sustentabilidade da resposta do SNS na região".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8