page view

Universidades em serviços mínimos e sem aulas devido à falha de eletricidade

Reitor da Universidade de Aveiro disse que o foco é a "cibersegurança e segurança física".

28 de abril de 2025 às 14:29

Instituições de ensino superior estão a suspender as aulas e atividades na sequência da falha de eletricidade que está a afetar Portugal continental.

De acordo com o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), as instituições estão "a passar a serviços mínimos em termos de energia", depois de uma falha de eletricidade ter afetado esta segunda-feira pelas 11h30 várias cidades, de norte a sul do país.

Em reposta à Lusa, Paulo Jorge Ferreira, que é também reitor da Universidade de Aveiro disse que o foco é a "cibersegurança e segurança física", lembrando que existem portas elétricas nas instalações.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa encerrou as atividades letivas a partir das 14h00, informou também aquela instituição, que vai manter o 'campus' aberto "por uma questão de segurança da comunidade académica".

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação informou a Lusa de que ainda não tem um balanço da situação nas escolas, estando ainda a recolher informação.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8