Livro filtra água de esgoto
Objetivo da publicação é ajudar populações de países pobres.
The Drinkable Book, um livro destinado principalmente a populações de países em vias de desenvolvimento, contém páginas com capacidade para filtrar cem litros de água não potável. A informação sobre a água contaminada é escrita em inglês e na língua onde está a ser vendido.
No 250.º Encontro e Exposição Nacional da Sociedade Americana foram apresentados os resultados dos testes realizados em África, com água de esgoto, onde ficou provado que o livro é viável.
Theresa Dankovich, que investigou a tecnologia, criou uma empresa sem fins lucrativos (pAge Drinking Paper) em colaboração com a Water is Life e com o designer Brian Gartsid. O principal objetivo é parar a propagação de doenças transmitidas pela água em países em vias de desenvolvimento.
Algumas páginas podem ser arrancadas e colocadas na caixa do livro, utilizado como reservatório, onde é despejada a água contaminada. Cada livro pode filtrar a água necessária para uma pessoa, durante quatro anos.
Segundo o Fórum Económico Mundial, a crise de abastecimento de água potável é a maior ameaça para o mundo e a oitava mais provável de acontecer nos próximos dez anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt