ISS foi evacuada
Fuga de amoníaco obrigou a tripulação a abandonar o lado norte-americano da ISS.
Uma alegada fuga de amoníaco (substância tóxica e altamente irritante) nos sistemas de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) obrigou, na manhã desta quarta-feira, à evacuação da secção norte-americana.
Os seis astronautas - três russos, dois norte-americanos e uma italiana- foram obrigados a fugir para o lado russo da ISS, após o alarme soar. A Roscosmos (responsável pelo controlo dos voos espaciais russos) comunicou imediatamente as suspeitas de fuga de amoníaco, mas a americana NASA tratou de desmentir.
Via Twitter, a agência espacial norte-americana informou: "Os controladores de voo da ISS não sabem se o alarme foi desencadeado por um pico de pressão, um sensor defeituoso ou um problema informático." A NASA acrescentou, durante a tarde desta quarta-feira, que "a tripulação está em segurança", nunca confirmando a fuga da substância tóxica, apenas a evacuação daquele lado da estação.
Neste momento, são seis os astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional: Elena Serova, Barry Wilmore, Alexander Samokutyaev, Anton Shkaplerov, Terry Virts e Samantha Cristoforetti.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt