Paraplégico volta a andar com exosqueleto

Irlandês invisual e paralítico deu milhares de passos.

07 de setembro de 2015 às 11:26
Partilhar

Tecnologia é a solução para doentes com paralisia?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Tecnologia é a solução para doentes com paralisia?

O vídeo emocionante de um homem que ficou paralítico há quase cinco anos e que conseguiu voltar a andar graças a um exosqueleto criado pela Universidade da Califórnia, nos EUA, está a tornar-se viral nas redes sociais, ao mesmo tempo que dá uma nova esperança a doentes com paralisia dos membros inferiores.

Pub

Mark Pollock, paraplégico desde 2010 e invisual há 17 anos, submeteu-se a um processo de estimulação espinal, que não requere cirurgia, antes de tentar voltar a andar. O atleta cego irlandês, de 39 anos, foi submetido a cinco dias de treino com o exosqueleto e duas semanas adicionais de treino muscular numa unidade externa de estimulação. Pela primeira vez uma pessoa com deficiência tão aguda foi capaz andar voluntariamente com este tipo de aparelho e até já deu "milhares de passos", congratula-se a universidade.

Antes de ficar cego, em 1998, Mark Pollock competia em corridas de esforço extremo em desertos, montanhas e até nos pólos. O irlandês chegou, mais tarde, a ganhar medalhas na categoria de remo durante os Jogos da Commonwealth de 2002.

Pub

"Ser estimulado para andar e sentir o meu batimento cardíaco a aumentar, assim como aperceber-me que tinha as pernas por baixo de mim, foi viciante. Eu queria mais," disse emocionado Pollock.

Veja o vídeo em inglês

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar