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Microsoft diz que todas as aplicações e serviços afetados por falha informática foram recuperados

Portugal também foi afetado. Em causa esteve um problema relacionado com o produto antivírus Falcon Sensor.

19 de julho de 2024 às 08:14

Uma falha generalizada em sistema Windows está a afetar várias áreas de negócios, companhias aéreas, bancos e meios de comunicação social como a ABC e a Sky News, com emissão interrompida, avança o Guardian.

Portugal também está a ser afetado. De acordo com o site Downdetector, as operadoras NOS, MEO estão a registar problemas. Inicialmente deu-se conta de falhas na Vodafone, mas a operadora esclareceu que não foram verificadas perturbações na rede: "A Vodafone esclarece que não se verificam perturbações na sua rede, estando todos os parâmetros a funcionar normalmente. Não obstante, as nossas equipas técnicas acompanham a situação e estão atentas a quaisquer problemas indiretos que possam surgir".

Segundo a Microsoft a "causa principal" da falha informática global já foi corrigida, contudo, continua-se a registar perturbações nas aplicações e serviços da Microsoft 365, cita a Reuters.

A empresa Crowdstrike explicou que nos computadores com Windows o ecrã ficou completamente azul e que a situação está a ser investigada. Em causa estará um problema relacionado com o produto antivírus Falcon Sensor que sofreu uma atualização fatal para a funcionalidade do sistema operativo.

"Estou ciente de uma interrupção técnica em grande escala que afeta uma série de empresas e serviços em toda a Austrália esta tarde. A nossa informação atual é que esta interrupção está relacionada com um problema técnico com uma plataforma de software de terceiros utilizada pelas empresas afetadas", manifestou a coordenadora nacional de segurança cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, na plataforma X.

Contactada pelo Guardian, durante a manhã, a Microsoft informou que os utilizadores poderão ter dificuldades de acesso à nuvem 365. Durante a tarde desta sexta-feira, a Microsoft garantiu que todas as aplicações e serviços afetados pela falha informática global foram recuperados.

Também o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) "está acompanhar o caso da falha informática global" da Microsoft, havendo "no ciberespaço nacional várias organizações afetadas", e pede que estas sejam "prontamente reportadas", disse esta sexta-feira à Lusa fonte oficial.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do CNCS admite que no ciberespaço nacional existem "várias organizações afetadas, embora com diferentes graus de impacto".

Até ao momento "não há evidências que indiquem tratar-se de um ato malicioso", refere o CNCS.

Aeroportos afetados por falha global de energia:

 - Aeroporto de Edimburgo, na Escócia;

 - Aeroporto de Manchester, em Inglaterra

 - Aeroporto de Berlim, na Alemanha;

 - Aeroporto de Dusseldorf, na Alemanha;

 - Aeroporto de Hamburgo, na Alemanha;

 - Aeroporto de Praga;

 - Aeroportos em Portugal;

 - Aeroporto de Hong Kong, na China

A ANA diz que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de 'handling' afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos.

A rede ferroviária no Reino Unido também está a sofrer perturbações, de acordo com as empresas, que apontam para problemas técnicos.

A maior companhia de caminhos-de-ferro do Reino Unido, a Govia Thameslink Railway (GTR ), avisou esta sexta-feira os passageiros de que devem contar com perturbações devido a "problemas generalizados" tecnologias de informação (TI).

A GTR, empresa-mãe das linhas ferroviárias Southern, Thameslink, Gatwick Express e Great Northern, emitiu um alerta nos canais das redes sociais.

"Estamos atualmente a ter problemas informáticos generalizados em toda a nossa rede. As nossas equipas de TI estão a investigar ativamente para determinar a causa do problema", acrescentou a empresa, que alertou para os cancelamentos.

A Bolsa de Valores de Londres estava a funcionar normalmente, mas alguns dos seus serviços de informação estavam indisponíveis devido a problemas técnicos de terceiros, adiantou na sua página.

Na Austrália foi referido uma interrupção técnica de grande escala que afetou várias empresas, segundo o gabinete coordenador nacional de cibersegurança.

Na região central dos Estados Unidos, na quinta-feira à noite a companhia aérea americana de baixo custo Frontier Airlines já tinha comunicado o cancelamento de vários voos e a suspensão temporária das operações devido a problemas de reserva, o 'check-in', o acesso ao cartão de embarque.

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