Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
4

Chovem diamantes em Júpiter e Saturno

Cientistas afirmam que as atmosferas de Júpiter e Saturno estão a ser afetados por uma ‘chuva' do material mais precioso do planeta Terra: diamantes.
16 de Outubro de 2013 às 17:59
Certificação pretende impedir que o comércio internacional de diamantes em bruto financie guerras.
Certificação pretende impedir que o comércio internacional de diamantes em bruto financie guerras. FOTO: Mark Evans / Getty Images

Se os diamantes são o melhor amigo das mulheres, então Saturno e Júpiter são o paraíso para quem pensar desta forma. Porquê? Uma equipa de cientistas revela que, face aos novos dados sobre a atmosfera dos planetas Júpiter e Saturno, ambos estão a ser alvo de uma chuva de pedras preciosas.

“Cerca de mil toneladas de diamantes por ano estão a ser criados em Saturno”, conta Kevin Baines, cientista da NASA, à BBC. No entanto, os maiores terão apenas um centímetro de diâmetro, “suficientemente grandes para um anel”, disse.

Este fenómeno explica-se pela constituição gasosa da atmosfera de Saturno, composta maioritariamente por hidrogénio e metano, que durante tempestades transforma o metano em hidrogénio puro e partículas de carbono queimado. À medida que estes fragmentos caem, unem-se e, segundo os mesmos cientistas, transformam-se em grafite. Face à pressão a que a grafite vai sendo sujeit ao aproximar-se do núcleo do planeta, esta transforma-se finalmente nos preciosos diamantes. Os investigadores dizem que o mesmo sucede em Júpiter. “Resume-se tudo a simples química. E temos bastantes certezas”, afirma Baines.

A chuva de diamantes que acontece nos dois maiores planetas do nosso sistema solar pode ser bastante impressionante, mas fica muito aquém da grandiosidade do Wasp 12-b, planeta a 1200 anos-luz da Terra que tem montanhas e massas terrestres formadas por diamante e ainda outro, a 4 mil anos-luz da nossa posição, que tem um único diamante do tamanho de Júpiter.

E recorde-se que Júpiter tem um tamanho total superior a 1300 planetas Terra, ou seja, no Universo há um diamante 1300 vezes maior que a nossa ‘pequena’ Terra.

diamantes Júpiter Saturno chuva pedras preciosas
Ver comentários