page view

Foi descoberto novo planeta que poderá ser habitável

Há um novo planeta capaz de suportar vida e, apesar de ser impossível de alcançar, é dos mais próximos da Terra.

29 de junho de 2014 às 18:08

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um exoplaneta (planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol) em órbita da estrela anã vermelha Gliese 832.

Esta zona habitável permite que haja água líquida à superfícies do planeta conhecido como Gliese 832c, que está situado a 16 anos-luz da Terra - a sonda Voyager 1, viajando a 62 mil kms por hora, demoraria 292 mil anos para lá chegar. Apesar de ser impossível de alcançar, este é um dos planetas capazes de suportar vida mais próximos da Terra. O Gliese 832c é uma "super-Terra" e tem, pelo menos, uma massa cinco vezes maior do que o nosso planeta.

Até agora já existem dez exoplanetas que podem acolher vida. A Gliese 832c é um dos três exoplanetas mais semelhantes à Terra, disse Abel Mendez Torres, diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária da Universidade de Porto Rico, em Arecibo.

O Gliese 832c é o segundo planeta a ser descoberto em torno da estrela Gliese 832. O outro, Gliese 832b, foi encontrado em 2009. E é um gigante gasoso que leva cerca de nove anos para completar uma órbita.

No entanto, não está ainda claro que características tem o Gliese 832c para se assemelhar tanto à Terra.

CLIQUE NA FOTOGALERIA ABAIXO

PARA CONHECER MELHOR ESTE NOVO PLANETA

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8