Novo smartphone tem reconhecimento facial, ecrã OLED, Super Retina Display e emojis em 3D.
1 / 11
Uma década depois de Steve Jobs ter apresentado o primeiro iPhone, a Apple anunciou, esta terça-feira, uma nova versão de um dos smartphones mais vendidos de sempre.
Para além dos esperados iPhone 8 e 8 Plus, a empresa de Tim Cook aposta agora no iPhone X, uma versão premium do seu produto mais vendido, com 5.8 polegadas. O novo smartphone vai custar 999 dólares e estará no mercado a 3 de novembro.
Esta versão vem com Super Retina Display, ecrã OLED e deixa de lado o botão de acesso ao menu...literalmente. Sem botão central, o novo aparelho tem apenas botões laterais, sendo que o principal serve para interagir com a Siri.
Desta feita, quem o quiser desbloquear terá de usar o "TouchID" ou o novíssimo "Face ID", que utiliza câmaras com infravermelhos para "mapear" o rosto do utilizador e permitir que o telemóvel seja desbloqueado apenas olhando para ele.
Esta funcionalidade está 'treinada' para evoluir com o tempo, conseguindo adaptar-se às mudanças faciais do utilizador (uso de barba ou óculos) e estando disponível tanto de dia como de noite. A novidade também poderá ser usada para validar compras, o que levantou algumas questões de segurança entre os internautas.
Também os emojis em 3D passam a estar disponíveis, graças a esta tecnologia: os animojis respondem ao movimento do utilizador e podem ser usados para criar mensagens de voz animadas (como os filtros do Snapchat).
Voltando a assuntos mais 'sérios', o iPhone X assegura que a bateria tem mais duas horas de autonomia que o iPhone 7 e vem equipado com duas câmaras de 12 MP, com sensores mais rápidos e estabilizador de imagem a duas aberturas. O flash tem quatro LED e a câmara frontal agora também tem disponível opções de luminosidade que ajudam a tirar melhores 'selfies'.
O iPhone X poderá ser carregado via wireless, aproveitando a empresa para anunciar o AirPower, uma espécie de 'tapete' que permite carregar sem fios iPhones, Airpods e Apple Watches ao mesmo tempo (e que só deverá chegar ao mercado para o ano).
O evento de lançamento aconteceu no novo "Apple Park", num anfiteatro batizado com o nome de Steve Jobs, que morreu em 2011. Pelo meio, mais novidades foram apresentadas pela Apple:
iPhone 8 e 8Plus
O novo iPhone 8, disponível em dourado, cinzento e prateado, dispõe de um visor reforçado e à prova de água e poeira.
Tanto o iPhone 8 como o 8 Plus vão ter um processador "A11 Bionic", 70% mais rápido que o anterior. Também há novos sensores nas lentes e novos filtros, para garantir que as fotografias tiradas com o iPhone têm a melhor qualidade possível e que suportam de forma mais correta a possibilidade de realidade aumentada. De resto, as novas funcionalidades fotográficas foram apresentadas com recurso a uma imagens... de Lisboa.
Uma das novidades mais esperadas prende-se com a forma como se carrega o telemóvel: a Apple aposta agora no carregamento sem fios, tentando criar um mundo onde os carregadores estão integrados em objetos do nosso dia-a-dia.
O novo iPhone 8, que vem com 64 ou 256 gigas, estará em pré-venda a partir de dia 15. O novo sistema operativo da Apple deve estar disponível dia 19.
Recorde-se que a Apple já vendeu mais de 1.2 mil milhões de iPhones ao longo dos anos.
Apple Watch Série 3: Autónomo, com chamadas, Net e Siri
A principal novidade do Apple Watch é a sua autonomia. Hoje, o aparelho só funciona conectado ao seu telemóvel. O série 3 vai incorporar um cartão SIM o que lhe dará total autonomia para chamadas telefónicas, conectividade ao iTunes e outras funcionalidades hoje dependentes da ligação ao telefone.
A Siri também passa a "falar" no smartwatch, graças a um novo processador, 70% mais potente que o anterior.
O novo Apple Watch também vai dispor de novas funcionalidades relacionadas essencialmente com o batimento cardíaco, o que coloca o aparelho da Apple ao par do que de melhor existe no mercado para a área do desporto.
Durante a apresentação das novidades, Tim Cook anunciou que, no último trimestre, as vendas do relógio inteligente da Apple cresceram 50% face ao período homólogo de 2016. Este aumento transforma o Apple Watch no relógio de nova geração mais vendido do mundo.
No próximo mês, a Apple Music vai passar a estar disponível no Apple Watch, permitindo o streaming direto de música para o smartwatch. E para quem gosta de fazer desporto com o seu smartwatch, a Apple também oferece novas possibilidades de pulseiras.
O único problema? Este novo Apple Watch não vai estar, pelo menos inicialmente, disponível em Portugal.
A Apple TV agora é 4K
Também a central de entretenimento da Apple para a televisão sofreu alterações. Agora chama-se Apple TV 4K e, como o nome indica, suporta 4K e HDR, acompanhando a maioria das televisões modernas.
Diversos serviços, como Netflix e Amazon, também em versão 4K, vão estar disponíveis com o serviço, que também disponibiliza inúmeros filmes em 4K, ao mesmo preço dos que estavam disponíveis em HD. Certo é que também é possível ver eventos desportivos em direto através do novo "quadrado mágico".
À semelhança do que foi anunciado com o Apple Watch, a nova Apple TV 4K estará disponível para pré-venda no dia 15 de setembro, chegando às prateleiras a 22 de setembro.
Apple Town Square
Entre as novidades foi também apresentado um redesenho das maiores lojas da Apple, agora designadas por Apple town Squares, que passam a ter mais "hipóteses criativas" para professores, artistas e clientes.
Apoio às vítimas dos furacões
A empresa aproveitou, igualmente, para deixar uma mensagem de apoio às vítimas dos mais recentes desastres naturais a afligir o continente americano, garantindo um chorudo donativo e ajudando quem quiser fazer contribuições solidárias com uma campanhada chamada "Hand in Hand".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
                        O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário. 
                        O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
                    
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
                    Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login. 
                    Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
                
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.