page view

iPhone X, o telemóvel que se desbloqueia ao olhar para ele

Novo smartphone tem reconhecimento facial, ecrã OLED, Super Retina Display e emojis em 3D.

12 de setembro de 2017 às 19:56

Uma década depois de Steve Jobs ter apresentado o primeiro iPhone, a Apple anunciou, esta terça-feira, uma nova versão de um dos smartphones mais vendidos de sempre.

Para além dos esperados iPhone 8 e 8 Plus, a empresa de Tim Cook aposta agora no iPhone X, uma versão premium do seu produto mais vendido, com 5.8 polegadas. O novo smartphone vai custar 999 dólares e estará no mercado a 3 de novembro.

Esta versão vem com Super Retina Display, ecrã OLED e deixa de lado o botão de acesso ao menu...literalmente. Sem botão central, o novo aparelho tem apenas botões laterais, sendo que o principal serve para interagir com a Siri. 

Desta feita, quem o quiser desbloquear terá de usar o "TouchID" ou o novíssimo "Face ID", que utiliza câmaras com infravermelhos para "mapear" o rosto do utilizador e permitir que o telemóvel seja desbloqueado apenas olhando para ele. 

Esta funcionalidade está 'treinada' para evoluir com o tempo, conseguindo adaptar-se às mudanças faciais do utilizador (uso de barba ou óculos) e estando disponível tanto de dia como de noite. A novidade também poderá ser usada para validar compras, o que levantou algumas questões de segurança entre os internautas.

Também os emojis em 3D passam a estar disponíveis, graças a esta tecnologia: os animojis respondem ao movimento do utilizador e podem ser usados para criar mensagens de voz animadas (como os filtros do Snapchat). 

Voltando a assuntos mais 'sérios', o iPhone X assegura que a bateria tem mais duas horas de autonomia que o iPhone 7 e vem equipado com duas câmaras de 12 MP, com sensores mais rápidos e estabilizador de imagem a duas aberturas. O flash tem quatro LED e a câmara frontal agora também tem disponível opções de luminosidade que ajudam a tirar melhores 'selfies'. 

O iPhone X poderá ser carregado via wireless, aproveitando a empresa para anunciar o AirPower, uma espécie de 'tapete' que permite carregar sem fios iPhones, Airpods e Apple Watches ao mesmo tempo (e que só deverá chegar ao mercado para o ano). 

O evento de lançamento aconteceu no novo "Apple Park", num anfiteatro batizado com o nome de Steve Jobs, que morreu em 2011. Pelo meio, mais novidades foram apresentadas pela Apple: 

iPhone 8 e 8Plus

O novo iPhone 8, disponível em dourado, cinzento e prateado, dispõe de um visor reforçado e à prova de água e poeira. 

Tanto o iPhone 8 como o 8 Plus vão ter um processador "A11 Bionic", 70% mais rápido que o anterior. Também há novos sensores nas lentes e novos filtros, para garantir que as fotografias tiradas com o iPhone têm a melhor qualidade possível e que suportam de forma mais correta a possibilidade de realidade aumentada. De resto, as novas funcionalidades fotográficas foram apresentadas com recurso a uma imagens... de Lisboa.

Uma das novidades mais esperadas prende-se com a forma como se carrega o telemóvel: a Apple aposta agora no carregamento sem fios, tentando criar um mundo onde os carregadores estão integrados em objetos do nosso dia-a-dia.

O novo iPhone 8, que vem com 64 ou 256 gigas, estará em pré-venda a partir de dia 15. O novo sistema operativo da Apple deve estar disponível dia 19. 

Recorde-se que a Apple já vendeu mais de 1.2 mil milhões de iPhones ao longo dos anos.

Apple Watch Série 3: Autónomo, com chamadas, Net e Siri

A principal novidade do Apple Watch é a sua autonomia. Hoje, o aparelho só funciona conectado ao seu telemóvel. O série 3 vai incorporar um cartão SIM o que lhe dará total autonomia para chamadas telefónicas, conectividade ao iTunes e outras funcionalidades hoje dependentes da ligação ao telefone.

A Siri também passa a "falar" no smartwatch, graças a um novo processador, 70% mais potente que o anterior.

O novo Apple Watch também vai dispor de novas funcionalidades relacionadas essencialmente com o batimento cardíaco, o que coloca o aparelho da Apple ao par do que de melhor existe no mercado para a área do desporto.

Durante a apresentação das novidades, Tim Cook anunciou que, no último trimestre, as vendas do relógio inteligente da Apple cresceram 50% face ao período homólogo de 2016. Este aumento transforma o Apple Watch no relógio de nova geração mais vendido do mundo. 

No próximo mês, a Apple Music vai passar a estar disponível no Apple Watch, permitindo o streaming direto de música para o smartwatch. E para quem gosta de fazer desporto com o seu smartwatch, a Apple também oferece novas possibilidades de pulseiras.

O único problema? Este novo Apple Watch não vai estar, pelo menos inicialmente, disponível em Portugal. 

A Apple TV agora é 4K

Também a central de entretenimento da Apple para a televisão sofreu alterações. Agora chama-se Apple TV 4K e, como o nome indica, suporta 4K e HDR, acompanhando a maioria das televisões modernas.

Diversos serviços, como Netflix e Amazon, também em versão 4K, vão estar disponíveis com o serviço, que também disponibiliza inúmeros filmes em 4K, ao mesmo preço dos que estavam disponíveis em HD. Certo é que também é possível ver eventos desportivos em direto através do novo "quadrado mágico". 

À semelhança do que foi anunciado com o Apple Watch, a nova Apple TV 4K estará disponível para pré-venda no dia 15 de setembro, chegando às prateleiras a 22 de setembro. 

Apple Town Square

Entre as novidades foi também apresentado um redesenho das maiores lojas da Apple, agora designadas por Apple town Squares, que passam a ter mais "hipóteses criativas" para professores, artistas e clientes.

Apoio às vítimas dos furacões

A empresa aproveitou, igualmente, para deixar uma mensagem de apoio às vítimas dos mais recentes desastres naturais a afligir o continente americano, garantindo um chorudo donativo e ajudando quem quiser fazer contribuições solidárias com uma campanhada chamada "Hand in Hand".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8