page view

Twitter, 140 caracteres em tempo real

“Se não é importante, não passou pelo Twitter”.

21 de março de 2016 às 16:36

21 de Março de 2006. Foi há dez anos que Evan Williams, Noah Glass, Jack Dorsey e Biz Stone decidiram lançar um serviço de mensagens (SMS) para a Internet com um limite de 140 caracteres. Uma década depois, cerca de 320 milhões de pessoas utilizam esta rede social.Falamos do Twitter, o microblogging mais conhecido em todo o mundo. De Obama, passando pelo Papa Francisco até ao mais comum dos cidadãos, todos estão ligados à onda desta ferramenta. Desde a sua criação que a rede do pássaro azul tornou-se numa ferramenta indispensável para jornalistas, ativistas, celebridades e opinion makers.

Cristiano Ronaldo (quem mais?) é o português com mais seguidores no Twitter: são 41,145,463 milhões de pessoas que seguem o craque do Real Madrid, revela o Socialbakers. Aliás, CR7 é o desportista com mais "followers" em termos mundiais, estando à frente de LeBron James, jogador dos Cleveland Cavaliers da NBA, que tem 28,7 milhões de fãs.

Nani, atualmente a jogar no Fenerbahce, surge em segundo lugar na lista dos portugueses com mais seguidores e tem "apenas" 3,813,310 milhões de pessoas a seguir a sua conta.

O Twitter revolucionou a forma como comunicamos. De telemóvel ou teclado na mão e pronto. Por exemplo, na final do Mundial de futebol em 2014, enquanto assistiam ao jogo entre Alemanha e Argentina, cerca de 618 milhões de pessoas iam, por minuto, comentando as incidências do encontro.

fórum de discussão. Da política, ao desporto, passando pela economia. A par do apresentador de televisão João Manzarra, do argumentista João Quadros, da multifacetada Cristina Ferreira ou Francisco da Silva, que tem uma base de seguidores que ultrapassa as 17 mil pessoas.

"O que se passa no mundo está aqui. É uma omnipresença digital em qualquer ponto do globo. Se não é importante, não passou pelo Twitter. Muitas vezes as notícias partem do Twitter para as outras redes sociais e para os big media. É a única rede em tempo real. Tudo o que acontece está ali no segundo seguinte e não passado uma hora ou duas horas. Se queremos estar em cima do que está a acontecer, temos de estar no Twitter. É essa a grande identidade desta plataforma", começa por dizer o antigo diretor de Marketing do Twitter no nosso país, Francisco da Silva, destacando o papel que o serviço de microblogging tem junto dos mais jovens.

"O Twitter cada vez mais será uma ferramenta homogénea e menos de nicho. Conseguimos ver o crescimento, principalmente nos jovens. O grande alcance do Twitter acaba por ser fora da plataforma. Podemos ver a percentagem de pessoas com maior presença na Internet e com maior literacia digital, que são os grandes produtores e os grandes pivôs de distribuição de conteúdo", sublinha Francisco da Silva.

Entrada na Bolsa foi há três anos

A 6 de Novembro de 2013, a empresa entrou na Bolsa de Nova Iorque e na altura as ações valiam 70 dólares. No espaço de três anos, porém, as ações desvalorizaram-se, chegando aos 20 euros.

O Twitter tem, no momento, um valor de mercado que ronda os 11,8 mil milhões de dólares, cerca de 10,4 mil milhões de euros. Entretanto, e ao contrário do que tinha sido noticiado, o limite de 140 caracteres para as publicações do Twitter vai manter-se. Jack Dorsey, CEO da rede social, garantiu ao programa televisivo Today Show que nada vai mudar, porque, no fundo, é essa a identidade da rede social.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8