Ataque a Pearl Harbor é o tema do quarto fascículo de ‘II Guerra Mundial - Momentos Decisivos’
Para ler, reler e guardar. Não perca com o seu CM.
No dia 7 de dezembro de 1941, faltavam cinco minutos para as oito da manhã, e menos de vinte dias para a véspera de Natal, quando as bombas começaram a cair em Pearl Harbor.
Era uma manhã de domingo. A bordo de muitos dos navios havia pouco mais do que a tripulação mínima, porque grande parte dos homens estava de licença. Nesse momento, junto aos aeródromos da ilha, os pilotos e o pessoal de terra tomavam o pequeno-almoço. Cá fora, um capelão do Exército estava a preparar-se para celebrar uma missa ao ar livre quando chegou a primeira vaga de aviões japoneses em voo picado.
O capelão apoiou então uma metralhadora sobre o altar e começou a disparar, tendo sido o primeiro norte-americano a disparar a partir de um dos aeródromos atacados. O ataque de surpresa da Força Aérea e da Marinha japonesas durou 65 minutos e provocou a morte de 2335 militares norte-americanos e ferimentos em 1143. Este é o tema do 4.º fascículo de ‘II Guerra Mundial - Momentos Decisivos’, que o CM oferece aos leitores a partir de 11 de janeiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt