Auditoria aprova medição de audiências televisivas da GfK

Empresa norueguesa ficou surpreendida com o nível de desempenho do sistema de audiometria português.

27 de janeiro de 2024 às 01:30
Imagem (20198808).jpg (Milenium)
Partilhar

Uma auditoria ao sistema de medição de audiências televisivas da GfK, levada a cabo pela empresa norueguesa 3M3A Global, a pedido da CAEM - Comissão de Análise de Estudos de Meios, revela que o método é “fiável” e “bem organizado”. Segundo o documento, a que o Correio da Manhã teve acesso, o sistema que atualmente mede as audiências em Portugal é “preciso”, “bem documentado”, tem “bom equipamento e um bom painel”, concluindo que “o mercado pode continuar a confiar” nos seus resultados. De facto, uma fonte ligada ao processo disse ao CM que os auditores da 3M3A Global deixaram claro que “não é fácil encontrar estes níveis de desempenho”.

“O número de agregados familiares que reportam consistentemente está entre o mais alto que já vimos, com 98% de relatórios diários. O Controlo de Qualidade do Painel é claro e proativo e, mais uma vez, em linha com as melhores práticas internacionais”, pode ler-se no relatório da auditoria, que começou a ser preparada em setembro do ano passado, depois da reformulação do painel da empresa liderada por António Salvador, e que só agora ficou concluída.

Pub

Apesar de receber nota máxima em todas áreas, o sistema da GfK é aconselhado a fazer algumas melhorias, nomeadamente a nível da amostra. A auditoria sugere que esta seja alargada - atualmente é constituída por cerca de 1100 lares - ou que seja introduzida uma metodologia mista (que combina diferentes métodos de medição). Ainda assim, o relatório avança que “não existem preocupações críticas sobre a validade geral ou precisão dos dados”.

O CM tentou obter uma reação da RTP, SIC e TVI a esta auditoria. A RTP não respondeu em tempo útil, já a SIC e a TVI não comentam.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar