Comissão arrasa presidente da RTP

Trabalhadores querem respostas sobre Carlos Daniel numa carta violenta a Gonçalo Reis.

23 de janeiro de 2019 às 01:30
Gonçalo Reis, presidente do conselho de administração da RTP Foto: Miguel Baltazar
Gonçalo Reis, presidente da RTP, foi convidado pelo Conselho Geral Independente a apresentar um Projeto Estratégico Foto: Inês Gomes Lourenço
RTP, CAV, pagamento, televisão, pública, Gonçalo Reis Foto: Mafalda Santos
RTP Foto: Tiago Sousa Dias

1/4

Partilhar

A Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP requereu ao Conselho de Administração (CA), através de uma carta ‘explosiva’ a que o CM teve acesso, explicações sobre vários atos de gestão do mesmo, que considera questionáveis.

Uma das oito perguntas foi: "Acham que existe alguma CT no Mundo, que leve o seu papel a sério, que não tenha de questionar a atribuição de uma licença sem vencimento a um trabalhador [o jornalista Carlos Daniel] de uma empresa pública para ir trabalhar para um concorrente?"

Pub

Os representantes dos trabalhadores têm mais dúvidas e continuam a questionar: "Acham que esta decisão seria considerada normal em serviços públicos de referência, como a BBC ou a ARD? Acham que a mesma seria aceitável na práxis de gestão pública europeia destas empresas?"

Na carta, a CT insiste nas perguntas: "Acham que esta decisão não deveria ter sido esclarecida previamente pela RTP e/ou pela FPF aquando do anúncio da demissão do trabalhador em questão, evitando assim especulações internas e externas acerca das motivações da sua saída, que mais não fizeram do que piorar o clima interno da empresa?"

Pub

Na missiva, à qual o CA não tinha respondido até ao fecho desta edição, a CT questiona "a capacidade moral para impedir que qualquer quadro especializado da RTP peça igual tratamento e decida sair para ‘tentar a sorte’ na concorrência".

PORMENORES 

Falsa demissão na RTP

Pub

O CM revelou, em exclusivo, que o jornalista Carlos Daniel não se tinha demitido da RTP, ao contrário do que sempre disse em público, só tinha pedido uma "licença sem vencimento".

Licenças sem vencimento

Uma primeira missiva da CT pedia para ter "acesso aos pedidos e processos de licença sem vencimento de trabalhadores deferidos e indeferidos dos últimos quatro anos, bem como a sua motivação". Nada foi revelado, até agora, pela administração.

Pub

Protocolo continua secreto

A CT exigiu ter "acesso ao protocolo, memorando ou contrato, bem como documentação similar, que estabeleça a colaboração entre a RTP e a FPF". Para já, continua sem resposta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar