Eleições abrem guerra na redação da RTP
Diretor adiou votação para o novo conselho à última hora.
As eleições para escolher o novo Conselho de Redação (CR) da RTP estão a gerar tensão entre os jornalistas da televisão pública.
Marcado para a passada 4ª feira, dia 24, o ato eleitoral acabou por ser cancelado à última hora (na noite de 23, de acordo com e-mails a que o CM teve acesso) pelo próprio diretor de informação da RTP, Paulo Dentinho (presidente, por inerência, do CR), que pediu o adiamento até que estivessem reunidas condições para que os trabalhadores precários da empresa, e não apenas os jornalistas que integram os quadros, pudessem participar na votação.
A reivindicação dos ‘recibos verdes’ da redação acabou por ter o apoio das duas listas que se apresentaram a eleições, mas parecia estar adiada para uma futura revisão dos Estatutos e do Regulamento Eleitoral. No entanto, o cancelamento horas antes da realização do ato apanhou de surpresa vários elementos da redação, nomeadamente da Lista A, tida como a mais distante do diretor.
O caso obrigou a uma reunião de emergência na tarde do dia 24 entre Paulo Dentinho, Jacinto Godinho, da Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas, João Pedro Figueiredo, do departamento jurídico da RTP e de representantes das listas e da Comissão Eleitoral. Ficou decidida a anulação das votações que se tinham realizado no Porto e nos centros regionais, e a convocação de um plenário com todos os jornalistas para 31 de maio. O mesmo acabou por ser adiado esta terça-feira para 7 de junho.
O CM tentou obter uma reação de Paulo Dentinho, sem sucesso até ao final do dia de terça-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt