Facebook suspende centenas de aplicações
Rede social revelou que 200 aplicações poderão ter feito uso ilegítimo de dados dos seus utilizadores.
Continuam a sentir-se os efeitos do escândalo (revelado em março) da fuga de informação de mais de 87 milhões de utilizadores do Facebook para a consultora Cambridge Analytica, que entretanto fechou portas.
A rede social de Mark Zuckerberg anunciou ontem ter suspendido cerca de 200 aplicações que tiveram acesso a "grande quantidades de informação" dos seus utilizadores. A medida surge na sequência das investigações levadas a cabo nas últimas semanas para saber que aplicações fizeram uso excessivo de dados. Já foram analisadas milhares de aplicações.
"Há muito trabalho a ser feito para encontrar todas as aplicações que possam ter usado mal os dados dos utilizadores do Facebook - e isso levará tempo", disse Ime Archibong, vice-presidente, responsável pelas parcerias de produtos do Facebook, não afastando a possibilidade de mais aplicações serem suspensas pela rede social nos próximos meses. "Temos grandes equipas de especialistas internos e externos a trabalhar muito para investigar essas aplicações o mais rápido possível", concluiu. Se se confirmar que estas aplicações fizeram uso ilegítimo de dados, as mesmas poderão deixar de ter acesso a informações do Facebook.
Recorde-se que o escândalo da fuga de dados do Facebook terá afetado 2,7 milhões de europeus (63 mil portugueses). Está previsto que Mark Zuckerberg seja ouvido no Parlamento Europeu este mês, mas a data ainda não foi anunciada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt