Manifestação na RTP Porto contra a precariedade
Precários pedem intervenção de António Costa, tal como este tinha prometido na AR.
"Cerca de 100 pessoas manifestaram-se ontem à tarde à porta dos estúdios da RTP, no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, para "mostrar ao Governo que a administração da RTP está a fazer um boicote à regularização dos precários que são necessidades efetivas permanentes da empresa". Quem o denuncia ao CM é Nelson Silva, delegado sindical e membro da subcomissão de trabalhadores.
Segundo o mesmo sindicalista, os trabalhadores pretenderam, com esta manifestação, de duas horas e meia, chamar a atenção para "situações gravíssimas" que dizem estar a acontecer nesta delegação da estação pública de televisão e exigem que "o Governo se sente à mesa com a administração da RTP e a questione sobre se mentiu, ou não, em relação às contratações e às necessidades permanentes efetivas".
Nelson Silva desafia o primeiro-ministro, António Costa, a cumprir o que prometeu recentemente na Assembleia. "Disse, e está gravado, que iria questionar a administração da RTP e outras entidades públicas sobre contratações e ficou de saber se estavam a mentir ou se havia alguém a contratar pessoas a mais."
Neste momento, na RTP Porto existem 56 colaboradores precários que são necessidades permanentes e que estão integrados em programas de grelha.
"Estas pessoas de conteúdos e produção são essenciais para fazer os programas e por isso não vamos desistir da nossa luta. Avançaremos com queixas e outras formas de protesto até estes precários serem integrados", garantiu Nelson Silva ao CM
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt