Ministra da Cultura quer RTP diferente

Contrato de concessão será revisto.

27 de janeiro de 2019 às 01:30
Graça Fonseca vai avançar para a revisão do contrato de concessão da RTP Foto: Lusa/José Sena Goulão
RTP Foto: Tiago Sousa Dias
RTP Foto: David Martins

1/3

Partilhar

Graça Fonseca, a ministra da Cultura que também tutela a área da Comunicação Social, vai avançar para a revisão do contrato de concessão da RTP, que vigora desde março de 2015, com a assinatura de Miguel Poiares Maduro, ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional do governo de Passos Coelho.

O contrato de concessão define "pormenorizadamente os objetivos do serviço público e os direitos e obrigações da RTP e do Estado concedente, tanto em termos quantitativos como qualitativos, e os critérios de avaliação do cumprimento do serviço público", e o atual presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis, há muito que defende a sua revisão. Para o responsável, esta é uma "oportunidade para atualizar o enquadramento económico e empresarial da RTP" e para lhe dar "autonomia para gerir investimentos e recursos humanos".

Pub

Gonçalo Reis quer ainda o aumento da Taxa do Audiovisual e a inclusão de publicidade na RTP3 e na RTP Memória. Isto quando a posição do Bloco de Esquerda é a de "inverter a lógica de mercantilização" do canal público e o PCP exige a regularização dos vínculos precários dos trabalhadores da estação pública e a "defesa dos trabalhadores".

PORMENORES

Pub

Estado dá 16,29 milhões

O Governo, sabe o CM, vai injetar em 2019 mais 16,29 milhões no capital social da RTP para garantir que o prestador de serviço público de televisão realiza um programa de investimentos para cumprir a modernização tecnológica.

84,4 milhões em pessoal

Pub

Em 2019, a estação pública prevê gastar 84,4 milhões de euros, mais 1,4 milhões em relação ao último ano. O acréscimo de custos resulta do impacto estimado com a integração de 130 trabalhadores precários.

1,7 milhões em carros

No Plano de Atividades e Orçamento para 2019, a RTP tem 1,7 milhões de euros para gastar na frota automóvel do grupo, num total de 235 viaturas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar