RTP, SIC e TVI têm 6 milhões em risco
Grupo público, com dois canais, pode ser o mais prejudicado.
A PT Portugal está a aplicar um plano de corte de custos que poderá ter consequências para as empresas que detêm canais generalistas. Uma das intenções da dona da MEO é deixar de pagar para transmitir a RTP 1, RTP 2, SIC e TVI na plataforma cabo. E, apurou o CM, se concretizar esta vontade, poderá poupar quase seis milhões de euros anuais.
Segundo sabe o CM, a RTP recebe anualmente perto de três milhões da MEO para esta emitir a RTP 1 e a RTP 2. Já a Impresa e a Media Capital têm direito a mais de um milhão cada pelo facto de a SIC e a TVI estarem na plataforma.
Se os canais e a MEO não chegarem a um entendimento, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) será chamada a intervir.
Questionado pelo CM, Carlos Magno, presidente da ERC, apenas disse: "Não direi nenhuma palavra em público enquanto o tema não for discutido no Conselho Regulador (CR)."
Entretanto, o CM sabe que Paulo Neves, o novo presidente da PT Portugal, já teve um encontro com Carlos Magno, e a administração da PT Portugal pediu uma reunião com o CR.
De recordar que a MEO recebe atualmente cerca de 7 milhões de euros da RTP e 3,5 milhões de cada estação privada pelo transporte destes canais na Televisão Digital Terrestre (TDT).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt