page view

RTP fecha acordo de dívida bancária

Proposta de quatro bancos nacionais será assinada em setembro.

28 de agosto de 2015 às 09:24

A administração da RTP já chegou a acordo com um consórcio de quatro bancos (BPI, Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco e Montepio) com vista à reconfiguração da sua dívida bancária, sabe o CM.

O objetivo deste acordo, que está a ser negociado pela equipa de Gonçalo Reis, presidente da empresa pública há vários meses, é reconfigurar a dívida em moldes mais atrativos, o que inclui o instrumento financeiro Eurogreen e vários créditos de curto prazo, que passarão a ser créditos de médio prazo e em condições mais favoráveis. A proposta terá sido aprovada pela IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública).

Questionada pelo CM, a administração da RTP remeteu mais esclarecimentos para o primeiro semestre de setembro, período em que prevê assinar este acordo.

Recorde-se que ainda não são conhecidas as contas do grupo público relativas ao exercício de 2014, que aguardam aprovação final do acionista Estado. No entanto, em junho, Gonçalo Reis revelou no Parlamento que a RTP "não estava em situação de sustentabilidade financeira" no ano passado, isto apesar de ter registado um resultado operacional de 1,6 milhões de euros. Em causa estão os juros da dívida, que totalizaram 3,9 milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8