page view

Alterações provocam prejuízo de 50 milhões

Partidos pretendem limitar os anúncios de TV a alimentos nocivos.

22 de março de 2016 às 12:41

As alterações que o Parlamento pretende introduzir no Código da Publicidade poderão resultar na quebra de 50 milhões de euros no investimento publicitário.As propostas de PS, PAN e Verdes têm como objetivo combater a obesidade infantil restringindo anúncios a alimentos e bebidas com elevado teor de açúcar, de gordura ou de sódio em horários de TV com audiência mínima de 20% de menores de 12 anos. A medida conta com a oposição de meios e anunciantes.

O alerta é de Pinto Balsemão, presidente da Impresa, com base num estudo de meios de comunicação, anunciantes e agências de meios, que estimam que este seja o valor do investimento anual do setor.

As propostas de PS, PAN e Verdes têm como objetivo combater a obesidade infantil restringindo anúncios a alimentos e bebidas com elevado teor de açúcar, de gordura ou de sódio em horários de TV com audiência mínima de 20% de menores de 12 anos. A medida conta com a oposição de meios e anunciantes.

Ao CM, Luís Nazaré, presidente da Plataforma de Meios Privados, diz esperar que "haja bom senso do poder legislativo". "As medidas proibicionistas funcionam pior do que a autorregulação e lesam sempre os media", avisa.Já Manuela Botelho, da Associação Portuguesa de Anunciantes, lamenta não haver "uma avaliação do impacto económico desta legislação" e diz que a sua eficácia é "altamente questionável como resposta à obesidade".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8