page view

Atriz Scarlett Johannson vítima da inteligência artificial

Viu a sua imagem ser indevidamente usada num anúncio criado por IA, sem a sua autorização, e já recorreu aos tribunais para repor a verdade e ser ressarcida dos danos.

06 de novembro de 2023 às 01:30

A atriz norte-americana Scarlett Johannson processou uma empresa responsável por uma aplicação que gera vídeos promocionais a partir de inteligência artificial (IA) por ter usado a sua imagem criada sem a sua autorização.

O anúncio publicitário consistia num vídeo de 22 segundos publicado na rede social X para promover uma aplicação chamada ‘Lisa AI: 90s Yearbook & Avatar’. Segundo avança o site da ‘Variety’, os representantes legais confirmaram que a atriz não representa a marca e o seu advogado, Kevin Yorn, já avançou com uma ação judicial, dentro do quadro legal previsto.

“Pelo caminho normal de ação nestas circunstâncias, vamos lidar com todas as medidas legais que tivermos à disposição”, afirmou o advogado, defendendo que este tipo de ações não pode ser encarado de “ânimo leve”.

A publicidade foi originalmente partilhada a 28 de outubro mas, entretanto, já foi retirada da plataforma.

O caso de Scarlett Johannson não é único em Hollywood. Várias figuras conhecidas do grande público estão a ser alvo de abuso de imagem através de sistemas de inteligência artificial generativa, para promover produtos sem autorização dos respetivos atores.

Recentemente, Tom Hanks viu um anúncio que promovia a venda de planos dentários, gerado por IA, circular online sem o seu conhecimento ou autorização. Foi o protagonista de ‘Forrest Gump’ que deixou o alerta nas redes sociais. Este tipo de anúncios já levou os EUA a introduzirem uma proposta de lei federal, conhecida como No Fakes Act, para proteger os artistas da replicação não autorizada do seu rosto ou voz.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8