page view

Balsemão disposto a vender ao grupo de Berlusconi

Impresa confirma estar em negociações com o MFE - Media For Europe.

28 de setembro de 2025 às 01:30

Após notícias publicadas na imprensa italiana na sexta-feira, a Impresa confirma estar em negociações com o grupo MFE (Media For Europe), que é maioritariamente detido pelo Fininvest, da família Berlusconi (75%). Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a dona do Expresso e da SIC “informa que lhe foi comunicado pelo seu acionista maioritário que este se encontra a desenvolver contactos, em exclusividade, com o grupo MFE com vista à avaliação de potenciais operações societárias para a aquisição de uma participação relevante na Impresa”. De acordo com o Jornal de Negócios, embora não exista ainda qualquer acordo vinculativo entre as partes, a venda do grupo português ao gigante europeu – que tem sede fiscal nos Países Baixos, escritórios em Milão mas opera em Espanha, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria –, pode ocorrer “como um todo ou apenas da estação de televisão que conta com oito canais, além da plataforma digital OPTO” e poderá avançar até ao final do ano. No mesmo comunicado, o grupo de comunicação social liderado por Francisco Pedro Balsemão garantiu que “caso venha a existir informação privilegiada, será feita comunicação ao mercado”.

A Impresa anda há meses a tentar negociar uma operação de capitalização. Segundo o jornal digital Eco, teria mesmo falhado uma tentativa de acordo com a família Soares dos Santos, que detém o controlo da Jerónimo Martins (dona do Pingo Doce), o que terá levado a dona da SIC a tentar a aproximação ao grupo de Berlusconi. Em 2024, a receita consolidada da MFE atingiu os 2,95 mil milhões de euros, com um lucro de 137,9 milhões de euros. Já este ano registou um lucro líquido de 51,4 milhões. A dívida líquida consolidada caiu 33,3%, de 691,5 para 460,9 milhões de euros.

Já a Impresa fechou o primeiro semestre do ano com um prejuízo de 5,1 milhões de euros e tem uma dívida remunerada líquida de 148,2 milhões de euros (um aumento de 3,8% face ao final de junho de 2024).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8