page view

Bruxelas multa Google em 1,49 mil milhões de euros

Comissão Europeia volta a sancionar gigante da internet, desta feita por práticas abusivas na publicidade online.

21 de março de 2019 às 01:30

A Comissão Europeia (CE) decidiu multar a Alphabet, dona da Google, em 1,49 mil milhões de euros por práticas abusivas na publicidade online, sendo a terceira penalização imputada à gigante da internet.

O valor da sanção corresponde a 1,29% do volume de negócios da Alphabet em 2018 e tem por base o cálculo das receitas com a intermediação de publicidade durante o período em causa, assim como a gravidade da situação.

"A Google cimentou o seu domínio na pesquisa online de publicidade e protegeu-se da pressão dos seus concorrentes ao impor restrições contratuais anticoncorrência sobre sites de terceiros… a má prática durou mais de dez anos e negou a possibilidade a outras empresas de concorrer pelo mérito e de inovar – e de os consumidores beneficiarem dessa concorrência", disse a comissária europeia Margrethe Vestager.

Em causa está o facto de a multinacional presidida por Sundar Pichai usar a sua posição dominante no mercado para a intermediação de anúncios nas pesquisas.

A última investigação focou-se no Google AdSense, que coloca a sua caixa de pesquisa em sites de terceiros, como sites de notícias.

A Alphabet já tinha sido penalizada em junho de 2017 (2,42 mil milhões de euros) e em julho de 2018 (4,34 mil milhões), num total de 8,25 mil milhões com esta terceira sanção.

A tecnológica já reagiu à decisão de Bruxelas. "Já fizemos amplas alterações aos nossos produtos de modo a responder às preocupações da CE. Ao longo dos próximos meses, iremos fazer mais atualizações para proporcionar maior visibilidade aos concorrentes na Europa", fez saber Kent Walker, vice-presidente de Assuntos Globais e conselheiro jurídico da Google.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8