Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Bruxelas multa Google em 1,49 mil milhões de euros

Comissão Europeia volta a sancionar gigante da internet, desta feita por práticas abusivas na publicidade online.
Sónia Dias 21 de Março de 2019 às 01:30
Google foi agora acusada de más práticas concorrenciais que duraram mais de dez anos
Google
Google
Google foi agora acusada de más práticas concorrenciais que duraram mais de dez anos
Google
Google
Google foi agora acusada de más práticas concorrenciais que duraram mais de dez anos
Google
Google
A Comissão Europeia (CE) decidiu multar a Alphabet, dona da Google, em 1,49 mil milhões de euros por práticas abusivas na publicidade online, sendo a terceira penalização imputada à gigante da internet.

O valor da sanção corresponde a 1,29% do volume de negócios da Alphabet em 2018 e tem por base o cálculo das receitas com a intermediação de publicidade durante o período em causa, assim como a gravidade da situação.

"A Google cimentou o seu domínio na pesquisa online de publicidade e protegeu-se da pressão dos seus concorrentes ao impor restrições contratuais anticoncorrência sobre sites de terceiros… a má prática durou mais de dez anos e negou a possibilidade a outras empresas de concorrer pelo mérito e de inovar – e de os consumidores beneficiarem dessa concorrência", disse a comissária europeia Margrethe Vestager.

Em causa está o facto de a multinacional presidida por Sundar Pichai usar a sua posição dominante no mercado para a intermediação de anúncios nas pesquisas.

A última investigação focou-se no Google AdSense, que coloca a sua caixa de pesquisa em sites de terceiros, como sites de notícias.

A Alphabet já tinha sido penalizada em junho de 2017 (2,42 mil milhões de euros) e em julho de 2018 (4,34 mil milhões), num total de 8,25 mil milhões com esta terceira sanção.

A tecnológica já reagiu à decisão de Bruxelas. "Já fizemos amplas alterações aos nossos produtos de modo a responder às preocupações da CE. Ao longo dos próximos meses, iremos fazer mais atualizações para proporcionar maior visibilidade aos concorrentes na Europa", fez saber Kent Walker, vice-presidente de Assuntos Globais e conselheiro jurídico da Google.
Comissão Europeia CE Assuntos Globais Google AdSense Margrethe Vestager tecnologias de informação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)