Humorista está de regresso à apresentação com ‘Ganha num Minuto’. À Correio TV deixa críticas à qualidade do entretenimento nacional, com especial foco no reality show que acabou na TVI
Como é este regresso à apresentação e ao entretenimento?
É bastante interessante. Pela primeira vez vou estar sozinho. No ‘Levanta-te e Ri!’ era diferente, porque estava ali mais como humorista e entertainer do que apresentador. A responsabilidade é maior. Mas é um regresso ansiado e uma aposta muito forte, minha e da SIC, para ver como me aguento sozinho.
Já tinha saudades destes formatos?
Já. Eu e a Diana [Chaves] tivemos dois anos muito bons com o ‘Salve-se Quem Puder’ e as reacções foram óptimas. Tinha saudades de lidar de perto com as pessoas e, acima de tudo, dar alguma qualidade à TV portuguesa, que hoje em dia, infelizmente, tem programas que nem entretenimento são. Este, pelo menos, tem o condão de levar boa-disposição.
É um alívio saber que não vai concorrer com a ‘Casa dos Segredos’?
É um alívio a ‘Casa dos Segredos’ acabar, porque não traz nada de bom às pessoas. Respeito quem faz, mas não traz nada de novo. É um alívio acabar porque, seja aquilo que for que a TVI faça para pôr no lugar, será sempre melhor e mais educativo. O que as outras estações fazem não me diz respeito, mas nunca vi a ‘Casa dos Segredos’, porque não gosto de perder tempo com coisas que não me vão trazer nada de novo ou que não me vão melhorar a nível intelectual ou de vida familiar. Não há concorrência, há programas bons e programas maus. Para mim, o meu é um óptimo programa de família, mas cada pessoa tem o comando e pode sintonizar o que quiser, desde que se sinta feliz.
Assusta-o o desafio da apresentação solitária?
Não. Obriga-me a níveis de concentração maiores. Não trabalho com teleponto, nem tenho ninguém a dizer--me ao ouvido o que dizer, é tudo sem rede. É assim que gosto de trabalhar. Mas prefiro fazer uma coisa sincera e honesta, até porque não me considero apresentador, considero--me actor, do que fazer algo tecnicamente certinho e direitinho, mas que a nível emocional as coisas não cheguem lá a casa.
Quando apresenta, há algum momento em que sinta que tem de pôr um travão?
Não. Sei que não se pode fazer o mesmo tipo de humor que podia fazer à meia-noite ou de manhã, tem de ser para toda a gente. Não me imponho um travão, faço o que sinto na altura, e tenho tido a consciência de nunca esticar demasiado a corda para um humor demasiado vulgar ou ordinário.
"Soltem a parede!" marcou o ‘Salve-se Quem Puder!’. ‘Ganha num Minuto’ já tem frase de marca?
A frase é muito simples: "Tens um minuto para ganhar, por isso, ganha num minuto." É uma forma de incentivar, mas também de sublinhar que têm 60 segundos para ganhar. O público apanhou logo e já são eles que a dizem.
Está ainda na novela ‘Rosa Fogo’. Como concilia a apresentação e a novela?
Tem de se conciliar. Se não conseguisse fazer as duas coisas minimamente bem, não as fazia ao mesmo tempo. O Bilro é uma personagem à parte na ‘Rosa Fogo’, que me exige até mais do que o programa, até porque tenho uma parte importante na escrita do personagem. A nível de ritmo e energia está sempre lá em cima, não se cala, entra num tom acima das outras personagens. Tenho de gerir muito bem o esforço. Amanhã vou gravar dez cenas na novela, mas antes vou gravar o programa e depois o chip muda.
Como está a correr a participação na ‘Rosa Fogo’?
Tive sorte, porque caí num núcleo de comédia. Todos temos personagens cómicos e o meu veio espoletar os outros e trazer mais confusão, mas é muito fácil trabalhar com um elenco de grande qualidade. Divertimo-nos imenso, estamos constantemente a dar ideias, a brincar, há alturas em que não aguentamos o riso.
E quer um papel dramático?
Gostava, quando fiz o ‘Equador’, o papel era mais dramático e não me saí assim tão mal. Mas tão cedo não, estamos em crise e não a quero adensar mais. Nós, humoristas, que temos talento e vontade para o humor, temos de o fazer, para dar às pessoas um pouco de alento e esperança.
PERFIL
Nascido em Wolfach, Alemanha, a 6 de Janeiro de 1974, mas criado em Vieira de Leiria, Marco Horácio frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema. Apresentador de televisão, actor e humorista, criou personagens como Rouxinol Faduncho, Agente Simões e Mágico Bóris. Em 1995, estreou-se na peça ‘Não Há Nada Que Se Coma’. Na SIC, conduziu o programa de stand up comedy ‘Levanta-te e Ri’, assim como ‘Salve--se Quem Puder’.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.