page view

“Eles são duas almas que se encontram”

Margarida Marinho e Paulo Pires protagonizam uma estilista e um taxista de classes sociais opostas na nova novela da TVI, ‘Meu Amor’. Actriz diz que “é a inteligência que os une”.

23 de outubro de 2009 às 00:00

A história de amor entre a elegante Helena Vargas (papel interpretado por Margarida Marinho), proprietária de um atelier de alta costura, e o bonito mas modesto Quim (Paulo Pires), taxista e dono de uma pequena empresa de táxis, parece, à primeira vista, improvável, sendo os protagonistas de ‘Meu Amor’, na TVI, oriundos de mundos tão distintos. Não fosse a certeza que Margarida Marinho deixa: “Eles são duas almas e duas inteligências que se encontram. É isso que os une contra as classes sociais que os separam.”

Elegante e sempre bonita, depois de ter sido mãe, pela segunda vez, Margarida Marinho está em óptima forma como Helena em ‘Meu Amor’, a novela assinada por António Barreira para a TVI. Sobre a sua forma física menos de um ano após o nascimento da filha, Carlota, a actriz mostra o quanto é exigente com a sua imagem: “Ainda não recuperei totalmente, mas também não é dramático. Absolutamente! Tenho 46 anos e acho que estou naquela idade em que as pessoas podem esperar por mim. Eu hei-de lá chegar.” Co-protagonista feminina com Alexandra Lencastre em ‘Meu Amor’, ambas vão disputar o coração de Quim (Paulo Pires). Mas é Helena quem o taxista conhece primeiro. “A Helena vai ter uma rival, Patrícia (Alexandra Lencastre). Mas não há entre elas a guerra de que se está à espera. É muito mais subtil”, revela Margarida Marinho. Contudo, esclarece, “vai haver momentos em que se extravasa o controlo entre ambas e se cria uma certa tensão”.

Margarida Marinho traça um perfil da sua personagem: “A Helena é uma mulher muito forte. É uma guerreira. E além de guerreira é uma construtora, portanto é capaz de renascer das cinzas com a maior das facilidades”. Mas, adianta, “ela também ‘cai’ algumas vezes, a primeira das quais com a morte do irmão, Rafael Vargas (João Reis). Esse vai ser o seu primeiro embate psicológico e um acontecimento muito doloroso”. Outra questão que faz sofrer Helena é a misteriosa zanga que mantém com o pai, Caetano Vargas Mota (Nicolau Breyner). “Toda a gente vai andar a perguntar porque é que o pai rejeita e escorraça a filha. Há entre ambos uma relação muito violenta e a contenda vai alimentar a nossa relação, que é de guerra”, avança Margarida Marinho, sem revelar as causas de tal desaire familiar.

Interpretar uma estilista é algo com que a intérprete de Helena se identifica bastante. “Creio que todos nós, actores, somos muito preocupados com a moda e muito informados. Faz parte da nossa profissão”, reconhece Margarida Marinho. Na novela ‘Meu Amor’, é a estilista Katty Xiomara quem assina as colecções apresentadas pelo atelier de Helena. Sobre Katty, Margarida Marinho comenta: “É um conhecimento pessoal recente. Estou encantada com ela e também visto na novela peças da sua nova colecção.” Para se preparar para o papel de estilista, a actriz falou “com profissionais” e passa “algum tempo nos ateliers, acompanhando o processo de produção”. Mas acha “interessante as pessoas perceberem que aqui a realidade do dia-a-dia na moda é ficcionada”. Quanto ao elenco, confessa: “É maravilhoso. Gosto muito de ter estes actores a trabalhar comigo.” E conclui: “É uma novela muito moderna.”

A Paulo Pires agrada igualmente o elenco mas também o facto de a novela ser “um pouco mais leve do que a anterior. “Depois de fazer dois gémeos em ‘Olhos nos Olhos’ (TVI), suporto qualquer coisa. É sempre bom trabalhar com colegas como a Margarida [Marinho] e a Alexandra [Lencastre]. Esta novela está cheia de gente talentosa.” Quanto ao triângulo amoroso que vai viver com as personagens de ambas, Paulo Pires revela: “O amor com a Helena (Margarida Marinho) vai acontecendo no decorrer da novela. É uma questão de forte atracção, quiçá amor. A Patrícia (Alexandra Lencastre) aparece depois”. O actor diz sobre a sua personagem, Quim: “Ele gosta de mulheres e de seduzir mas é um tipo muito honesto, não um playboy ou um marialva.” A sua ligação à moda, adianta à Correio TV, “acontece apenas pelo facto de a irmã, Camila (Núria Madruga), ser modelo e a imagem de marca da Helena, com quem ele vem a relacionar-se”. Paulo Pires tem grande experiência como manequim mas nesta história limita-se a ser taxista. E, tal como Núria Madruga, considera: “Quanto mais distanciamento houver melhor é interpertar uma personagem.”

OUTRAS PERSONAGENS

NÚRIA MADRUGA

Faz de Camila Correia, irmã de Quim (Paulo Pires) e de Leonardo (António Pedro Cerdeira). A personagem de Núria Madruga fica com o rosto queimado num acidente aéreo. Mas recupera e volta à carreira de modelo, com a ajuda de Helena (Margarida Marinho). “Reviver a minha faceta da moda foi bom. De vez em quando ainda faço uns desfiles como modelo. Mas não quero que Camila se pareça em nada comigo”, diz.

ANTÓNIO PEDRO CERDEIRA

António Pedro Cerdeira revelou à Correio TV que o produtor da novela o informou de que a sua personagem, Leonardo, “sofrerá uma grande reviravolta, havendo a hipótese de terminar a novela como um herói”. “O Leonardo tem uma relação com a chefe, Helena (Margarida Marinho). Mas quer vingar-se quando ela se envolve com o irmão dele, Quim (Paulo Pires)”, diz ainda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8