page view

ERC analisa queixas sobre o ‘Big Brother’

Regulador recebeu, até ao momento, sete reclamações relacionadas com o reality show da TVI.

04 de maio de 2024 às 01:30

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está a analisar sete queixas relacionadas com a atual edição de ‘Big Brother’ (TVI), que estreou a 24 de março e tem Cláudio Ramos como apresentador.

Contactado pelo Correio da Manhã, o regulador avançou que “genericamente estas participações referem-se a situações de desrespeito pela religião islâmica e ao facto de uma pessoa que integrava o programa se identificar como não binária”.

O organismo liderado por Helena Sousa acrescenta ainda que “estas participações encontram-se em apreciação pelos serviços” do regulador. “Quando houver uma decisão a respeito das mesmas, a ERC procederá como habitualmente à sua divulgação pública no seu sítio eletrónico”, concluiu.

No centro das polémicas estará a concorrente Daniela Ventura, que se converteu recentemente ao Islamismo, sonha ser atriz e revelou recentemente ser bissexual. Outras queixas dirão respeito a Jacques Costa, que entretanto abandonou o formato, sendo a primeira pessoa não binária a participar no programa.

Recorde-se que a edição anterior do reality show da TVI, ‘Big Brother - Desafio Final’, gerou duas dezenas de queixas em menos de um mês na ERC. Em causa estavam “a linguagem utilizada entre concorrentes, alegadas manipulações das votações e o registo de situações comportamentais de bullying”. Antes disso, ‘Big Brother 2023’ foi alvo de 22 participações, motivadas pela “linguagem utilizada entre concorrentes, as alegadas manipulações das votações e a circulação nas redes sociais de montagens de frames fotográficos dos protagonistas”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8